Skip to content

A fraude dos milhões de seguidores de Dilma Rousseff nas redes sociais

28/06/2015

danilo-dilma-twitter

O título deste post não é original. Foi “chupado” de reportagem/artigo assinado por Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, um portal apoiador do governo do PT, de Lula e Dilma. Escreve por lá também Paulo Nogueira.

O título original é: “A fraude dos milhões de seguidores de Danilo Gentili nas redes sociais”.

Não tenho pretensão nenhuma de ser um “Observador da Imprensa”, mas tem portais aí que julgam outros como PIG (Partido da Imprensa Golpista) e também agem como tal.

Não tenho pretensão (e nem autorização) de defender Danilo Gentili, até porque acho muitas de suas piadas de gosto duvidoso, sem entrar no mérito da questão (extensa) do que é humor.

Mas sabe aquela coisa “Por que vês tu, pois, o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho?

Pois então… Nesse caso o olho é o da presidente.

Kiko Nogueira pincelou a informação no documento que trata a invasão da direita nas redes sociais para atacar Danilo Gentili.

A reportagem da Agência Pública “A direita abraça a rede”, que Kiko Nogueira refere-se mostra a ascensão dos grupos conservadores nas redes sociais – da revolta “pop” ao uso de perfis fake e robôs importados da campanha eleitoral . Questões que, diga-se de passagem, a esquerda sempre fez (faz) muito bem – quem trabalha com monitoramento sabe disso.

Basicamente, Kiko Nogueira, faz críticas a Danilo Gentili por ele usar as suas redes pra opinar contra o governo Dilma em em 2014 ter apoiado Aécio. Leia tudo aqui.

Ele diz o seguinte: “Ocorre que 6 milhões deles (mais exatamente, 6.138.844) são fake, quase 60%. Esse levantamento é realizado por uma ferramenta denominada Twitter Audit.

E se usarmos a mesma ferramenta para fazer uma auditoria no perfil da presidente Dilma?

Eis o resultado comparativo (print de telas) entre os seguidores de Danilo Gentili e Dilma Roussef:

seguidores-danilo-dilma

Como podemos ver, OS NÚMEROS DE DILMA ANDAM BAIXOS MESMO – e não é só na mídia PIG (como insistem em dizer alguns). A ferramenta mostra que a coisa é BEM PIOR no Twitter da presidente. O de Danilo tem 42% positivo. O de Dilma é 32% e NEGATIVO. Usandoko a mesma metodologia adotada por Kiko Nogueira.

Vale lembrar que a ferramenta TwitterAudit tem como intenção mostrar a quantidade de perfis que seguem determinada pessoa e que PODEM ser FALSOS.

Por quê “PODEM ser FALSOS?

Porque o método de pontuação não é perfeito. Mas não deixa de ser uma boa maneira saber o que está por detrás de alguém com muitos seguidores, ou seja, se tem seguidores inflados por meio inorgânicos, fraudulentas ou desonestas.

PS: o método pode ser utilizado pra verificar qualquer conta. Portanto, os números ruins de um político (no caso deste exemplo) também pode ser ruim para o outro, assim como os bons resultados.

EM TEMPO: O resultado do meu perfil no Twitter segundo a mesma ferramenta: Dos 1275 seguidores, 252 seriam falsos. No resultado em porcentagem deu quase 80% reais (positivo).

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: