Skip to content

Primeiro debate do segundo turno entre os presidenciáveis de 2014 na Band

15/10/2014

Primeiro debate do segundo turno entre os presidenciáveis na Band

Sim, assisti ao primeiro debate do segundo turno das eleições 2014 entre Aécio e Dilma, realizado pela Band. Precisamos conhecer as propostas e…. Ops! Alto lá! “PROPOSTAS?” Bom, isso ficou lá no fundo, em terceiro plano… pior foi ouvir de um dos candidatos na entrevista final do evento que ele queria debater os projetos para o país. Sim.. e aí? É isso que queremos! Por que vocês não fazem isso?

Mas, pelo andar da carruagem… esse ano não teremos debate de programas…. Só EMBATES. Os candidatos parecem querer nos confundir. Verdades e mentiras… todas juntas e misturadas.

Sabe… quem deveria ser investigado é quem emite esses documentos oficiais que ficam em poder dos candidatos. Cada um aponta números diferentes sobre o mesmo assunto. É isso, produção? Mentiras e verdades… (juntas e misturadas).

Daí, o meu amigo Augusto José Capeletto disse que “o problema não está em eles mentirem, mas em não sabermos a verdade…hoje em dia tudo pode ser conhecido mas acabamos por não procurar saber.”

De fato, o Augusto tem razão. Mas eu disse a ele que não é tão fácil assim e citei, apenas com um exemplo – dos vários que o debate proporcionou – que, apesar de ter procurado, não achei a verdade ou a mentira sobre se o delator da Petrobras Paulo Roberto Costa renunciou ou foi demitido, visto que ambos os candidatos apresentam documentos ou fatos que se contradizem.

E sobre a “qualidade” do debate perguntou meu primo: “quem está se saindo melhor?”. Minha resposta foi: “A minha esposa, que dormiu faz tempo”.

É… meu caros, a coisa não está fácil. Li comentário em um post de um amigo meu no Facebook que o nível deste debate é melhor do que o de outras épocas. Talvez, creio, ele se refira aos que os candidatos quase se pegavam, como num bom filme pastelão. Sinceramente, cansei destes EMBATES que mais confundem com suas frases de efeito e de mentiras e verdades (juntas e misturadas).

O Noblat, jornalista que tenho certa admiração (com restrições), disse que Dilma venceu o debate. Mas baseado em quê ele comumente afirma isso? (A ou B venceu o debate). Tenho a sensação de que estávamos assistindo a uma luta de boxe. Acusar o candidato de mentiroso vale dois pontos, como se fosse um soco no estômago e chamar o outro de leviano ganha três pontos pois equivale a um soco de direita no queixo.

Claro… devido a dinâmica que existe num debate é possível saber quem apresentou mais jogo de cintura, quem apresentou as melhores propostas, quem teve melhor oratória. Mas o (em)bate de ontem, na Band, houve empate técnico, daqueles que dão a sensação de que ambos saíram derrotados. Petistas seguem dizendo que Dilma venceu. Tucanos crendo que foi Aécio. E o Brasil, perdeu!

Resumo do debate de 2014 realizado na Band

– Você está sendo leviano…
– Você está sendo leviana…
– Isto é uma mentira, candidato…
– Isto é uma mentira, candidata…
– Não é verdade, candidato…
– Não é verdade, candidata…
– Seu governo não fez, candidato…
– Seu governo não fez, candidata…
– Eu tenho compromisso com a verdade, candidato…
– Eu tenho compromisso com a verdade, candidata…
– Sua pergunta é confusa, candidata…
– Sua resposta é confusa, candidato…

UPDATE (20/10): Tenho lido e ouvido discursos por aí de que estão incitando o ódio a este ou aquele partido/candidato. Não há ódio, creio. Há uma forte descrença em tudo. Pelo menos entre os que conseguem ainda REFLETIR ideologicamente, socialmente, politicamente. Há uma sensação de esgotamento diante de tanta mentira deslavada e do marketing de guerrilha cruel e desmedido. Não é uma questão de “os meios justificam os fins”. Não sou dos que desejam que o ditado “com ferro se fere com ferro será ferido” seja cumprido. Mas não se pode negar que, infelizmente, há certa verdade quando se diz que “quem planta vento colhe tempestade”. Bom entendedores entenderão (ou não).

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: