Skip to content

Comunicação Eleitoral: Ativismo Digital e Pesquisas nas Campanhas

31/03/2014

Ativismo eleitoral com Sérgio Kobayashi

O ativismo digital marcou positivamente e negativamente as eleições presidenciais de 2010 e já está “quente” (positivamente e negativamente) para as eleições deste ano.

Explico melhor esse positivamente e negativamente: é que as ações de militantes e de simpatizantes (pagos ou não) caminharam entre o ruim e o bom em 2010 e já está (pior) assim em 2014. Muita gente usou as redes sociais para disseminar conteúdo de seus candidatos de forma democrática e ética, mas muitos utilizaram a internet para disseminar conteúdo calunioso, falsos dossiês, memes conflitantes… enfim, posts e menções que eu comumente chamo de lixo virtual.

Vários eventos abordaram o tema durante aquele período. Este ano, estamos novamente às portas de mais um pleito… são as eleições presidências de 2014. E, mais uma vez, o “bem” e o “mal” caminham juntos. Fica muito claro para mim essa divisão, pois faço monitoramento em redes sociais e vejo o quanto a militância suja espalha lixo virtual disfarçado de democracia, de crítica construtiva – alguns acreditam nisso por inocência, mas a grande maioria por dissimulação e má fé, claro. Uns fazem isso por ideologia política, outros porque são pagos. E os pagos, claro, buscam influenciar, muitas vezes negativamente,os que agem de forma ideológica (cega).

Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa aborda Comunicação Eleitoral

O jornalista e consultor de Marketing eleitoral, Sérgio Kobayashi, ex-presidente da Imprensa Oficial do Estado-IMESP e Secretário de Comunicação da Cidade São Paulo, abordará o tema “Comunicação Eleitoral: ativismo eleitoral e pesquisas nas campanhas” durante o #CBCC2014. Kobayashi é coautor dos livros “Eleição Vença a Sua – As Boas Técnicas do Marketing Político” (Ateliê Editorial) e “Guia de Estilo para Candidatos ao Poder” (Editora SENAC).

O meu desejo é que durante o evento ele entre em detalhes sobre essa atuação do bem e do mal dos ativistas políticos e aponte cases de sucesso de como agir em tais situações.

As inscrições para o referido congresso podem ser feitas diretamente no site da Mega Brasil –www.megabrasil.com.br –, onde também está a programação completa do evento. Outras informações pelo tel. 11-5576-5600.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: