Skip to content

Redes sociais contribuindo para o Marketing Pessoal

22/01/2014

Redes sociais contribuindo para o Marketing Pessoal

Você já pensou em como as redes sociais podem contribuir na construção do seu Marketing Pessoal? O que você faz nas redes sociais pode te credenciar (ou não) para (novas) oportunidades profissionais. Manter uma postura profissional nas redes sociais não deve ser preocupação apenas de quem está procurando emprego, mas também para quem deseja manter o emprego atual. Temos alguns casos de profissionais que foram demitidos de suas empresas por, digamos, “escorregarem” no uso de suas redes sociais. Enfim, qualquer pessoa pode usar seu perfil para uma estratégia de Marketing Pessoal.

Erros comuns de marketing pessoal no Facebook

Alguns cuidados que todo profissional, independente da área de atuação, deve ter ao utilizar o Facebook.

1) Adicionar loucamente pessoas para se tornar “famoso”. Antes de adicionar um desconhecido, apresente-se, como você faria numa festa, na escola, na faculdade. Diga à pessoa qual a relação da conexão.

2) Evite marcar pessoas em tudo quanto é foto e, principalmente, em propagandas. Isso é uma modalidade de marketing invasivo que não pega bem. Se quiser divulgar algo, seja o que for, verifique se as pessoas que você está marcando tenha, de fato, relação com o que você está postando.

3) Cuidado com o português. Não estou me referindo ao “seu Manoel” da padaria, mas com a ortografia. Não pega bem para um profissional escrever mal. Faça revisão antes de postar. Cabe aqui também um alerta ao “Internetês”. Não é legal em todas as postagens você querer bancar o “miguxo”.

4) O mundo não é o seu umbigo: Fale de você, mas não seja narcisista. O mundo lá fora tem pessoas bacanas, projetos interessantes e vida inteligente. Valorize outras atitudes. Isso denota que você tem uma visão de mundo ampla. Mas se você quer fazer do Facebook um diário, fique a vontade, afinal, cada um usa a ferramenta da maneira que quiser. As sugestões aqui são para os que almejam obter um perfil mais profissional.

5) Pense antes de postar: Como bem disse Erin Bury, gerente da comunidade Sprouter, “Não diga nada online que você não fosse colocar em um enorme outdoor com a foto do seu rosto ilustrando”. Há muita gente sendo processada por comentários, inclusive, deixados em blog e sites ou por compartilhar links que não sejam confiáveis (verifique a veracidade antes de compartilhar – principalmente de blogs e sites de editoria política). Fora isso, não é legal ficar pagando de TROLL.

Não há nada de errado em contar uma piadinha, falar da novela ou do futebol, afinal, você é um ser social, mas, é sempre bom se atentar aos detalhes para que sua exposição nas redes sociais seja positiva.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: