Skip to content

Causa Brasil: plataforma identifica conteúdo das reivindicações dos protestos que vem ocorrendo no Brasil

02/07/2013

Temas das manifestações pelo Brasil

Navegando por aí tive a grata surpresa de encontrar um site que ajuda a entender quais são as reivindicações dos protestos quem vem ocorrendo em todo o Brasil. A plataforma Causas Brasil, desenvolvida pela Seekr, W3Haus e Huia, identifica o conteúdo de inúmeras Hashtags utilizadas nas manifestações e abastece o site, automaticamente, a cada hora, por milhares de menções espontâneas no Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e Google+.

São monitorados mais de mais de 100 termos. Exemplos: #20centavos #acordabrasil #obrasilacordou #ogiganteacordou #opovoacordou #protestobrasil #semviolencia #vemprarua #vintecentavos #curagay #changebrazil #reformapolítica. A análise é feita com a combinação entre a lista de hashtags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos, que indicam o que a postagem está reivindicando.

Quais são as principais reivindicações dos protestos no Brasil?

No momento (02/07), entre os temas mais mencionados (8.084 menções ao todo), na ordem de importância, são: Governo Dilma Rousseff (13.58%); Educação (10.04%); Saúde (9.38%); Combate à Corrupção (6.69%); Segurança (5.84%); Democracia (5.0%); Papel dos Partidos (4.94%).

A web 2.0 popularizou as possibilidades interativas do ser humano, além da publicação, da circulação e retroalimentação das informações, ampliando na sociedade a produção do conhecimento, da voz, e da maneira de como se organizar em grupos, em temas, em assuntos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: