Pular para o conteúdo

Causa Brasil: plataforma identifica conteúdo das reivindicações dos protestos que vem ocorrendo no Brasil

02/07/2013

Temas das manifestações pelo Brasil

Navegando por aí tive a grata surpresa de encontrar um site que ajuda a entender quais são as reivindicações dos protestos quem vem ocorrendo em todo o Brasil. A plataforma Causas Brasil, desenvolvida pela Seekr, W3Haus e Huia, identifica o conteúdo de inúmeras Hashtags utilizadas nas manifestações e abastece o site, automaticamente, a cada hora, por milhares de menções espontâneas no Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e Google+.

São monitorados mais de mais de 100 termos. Exemplos: #20centavos #acordabrasil #obrasilacordou #ogiganteacordou #opovoacordou #protestobrasil #semviolencia #vemprarua #vintecentavos #curagay #changebrazil #reformapolítica. A análise é feita com a combinação entre a lista de hashtags pré-cadastradas e uma lista de diferentes termos, que indicam o que a postagem está reivindicando.

Quais são as principais reivindicações dos protestos no Brasil?

No momento (02/07), entre os temas mais mencionados (8.084 menções ao todo), na ordem de importância, são: Governo Dilma Rousseff (13.58%); Educação (10.04%); Saúde (9.38%); Combate à Corrupção (6.69%); Segurança (5.84%); Democracia (5.0%); Papel dos Partidos (4.94%).

A web 2.0 popularizou as possibilidades interativas do ser humano, além da publicação, da circulação e retroalimentação das informações, ampliando na sociedade a produção do conhecimento, da voz, e da maneira de como se organizar em grupos, em temas, em assuntos.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: