Skip to content

A saga para comprar um celular no site PANK (Liquida iPhone)

29/05/2013

kd-o-celular

A oferta era tentadora. Um iPhone 3G por R$ 499,00 (veja aqui). Hoje a oferta está com 103 compradores. Na época que comprei foram mais de 600 usuários “atingidos”. Ah! Marcos, você foi inocente, afinal, ofertas milagrosas não existem. No mais, você investigou a procedência do site?

1) A oferta não era, digamos, tão milagrosa. Sabemos que é possível, trazer do exterior mercadoria a preço mais acessível. E não é um iPhone 5.
2) Não investiguei a procedência do site. Um amigo da área digital me repassou a oferta. Como o cara é expert, imaginei que não seria necessário pesquisar. Vocês sabem… indicações são super importantes no mundo virtual.

E justo eu que já fiz várias compras pela internet – sem ter um probleminha sequer – fui me meter nesse enrosco.

Saiba o que ocorreu – Não compre na PANK

O site é um atravessador. Na verdade, ele é uma mídia de divulgação de outra empresa. No caso do iPhone que comprei, a mercadoria é da empresa Liquida iPhone .

O site PANK promete entregar o produto entre 15 e 30 dias. Chegando perto dos 30 dias, comecei a enviar e-mails e tentar contato via telefone para a PANK e para a Liquida iPhone, mas com ambos não obtive sucesso.

Depois de algumas tentativas, recebi um e-mail da PANK dizendo que o fornecedor deles (em Hong Kong) havia atrasado a entrega, mas que ela estaria garantida. Depois não consegui mais contato nenhum.

O que resolvi fazer? Entrei em contato com a MOIP, que é quem cuida da operação de pagamento. Os e-mails eram respondidos no estilo Copia e Cola, ou seja, eu perguntava uma coisa, me respondiam outra.

Depois deste imbróglio resolvi abrir uma DISPUTA no site da MOIP pra restituição do valor pago, já que até o código de rastreamento que recebi da PANK não tinha sido validado pelos Correios – durante essa troca de e-mails e busca de informações recebi um código de rastreamento, dizendo que a mercadoria havia sido postada em Hong Kong .

Daí a MOIP foi rápida. Ganhei a causa – talvez sabendo dos inúmeros problemas que a parceira lhe causa – e enviou e-mail dizendo que o crédito viria na próxima fatura.

Mas eis que, de repente, o código de rastreamento funcionou e fiquei sabendo que a mercadoria já estava no Brasil, em Curitiba – já havia passado quase 40 dias do dia da compra. Alguns dias depois recebi a caixinha do Celular. Pensei antes de abrir: “Agora preciso entrar em contato com a MOIP para acusar recebimento pra que ela mantenha o débito”.

MAS, para a minha surpresa, ao abrir a caixa percebi que estava faltando algo. O CELULAR. Isso mesmo. Na caixa do iPhone só os acessórios. O Celular não veio. E, pelo que entendi, ele foi “extraviado” em Hong Kong, já que o peso que constava no documento estava correto: 200 gramas (mas sem o celular), ou seja, quando a caixa foi pesada em Hong Kong o celular já não estava dentro.

Como aceitei o pedido, imaginei que ao acusar nos Correios o recebimento, automaticamente, o débito seria mantido por parte da MOIP. Lá vou eu tentar entrar em contato, via fone, com a MOIP – já que por e-mail eles copiavam e colavam, mais uma vez, mensagens que não tinham nada a ver com o problema que eu relatava. Foi um sacrifício ser atendido pelo telefone. Longas “filas” de espera – pouca gente para atender ou muitos problemas com os parceiros que vendem e não entregam.

Depois de duas tentativas – uma de 1h50 (a ligação caiu) e outra de quase três horas, consegui ser atendido, muito bem por sinal (jogo de cintura da atendente de nome Monique) que confirmou que independente do recebimento da mercadoria o crédito do valor da compra seria feito – não mais na próxima fatura, como um dos e-mails que recebi – talvez na outra, porque dependia também da operadora do cartão. Pedi que ela me confirmasse essa nossa conversa por e-mail. E isso foi feito pela excelente atendente.

Comuniquei à ouvidoria da PANK sobre isso, perguntando o que eu faria com os acessórios, mas a resposta que chegou pareceu-me, novamente, em formato copia e cola. Então, estou mantendo os acessórios aqui comigo até que alguém resolva me informar algo corretamente.

Só depois desta confusão fui pesquisar no Reclame Aqui e investigar as reclamações destas duas empresas: Pank e Liquida iPhone. Veja os resultados aqui e aqui.

Claro que todas essas conversas estão printadas … agora é esperar se o reembolso realmente ocorrerá na(s) próxima(s) fatura(s).

UPDATE (12/julho/2013). Não recebi o reembolso em nenhuma das duas faturas (mês 6 ou mês 7), conforme prometido pela MOIP. Ontem, depois de quase duas horas em espera, consegui falar via fone com a MOIP, que vai verificar com a operadora do cartão (aquele jogo de empurra) o motivo de não ter ocorrido o crédito, ou seja, certamente vão pedir para eu esperar mais duas faturas subsequentes.

UPDATE (17/JULHO/2013). A MOIP, que não tem nada a ver com o problema da (não) entrega do celular (ou do celular faltando na caixa), resolveu meu problema. Crédito na fatura do meu cartão foi efetuado. Quero ressaltar que, apesar dos longos períodos na fila de espera do atendimento via telefone, os dois atendentes da MOIP com quem conversei foram solícitos, educados e demonstraram interesse em resolver o meu caso.

Empresários do site PANK são processados por GOLPE

UPDATE (21/09/2015)

Casal fatura mais de R$ 200 milhões com golpe de promoções na internet. Além de não entregar produtos, golpistas tripudiavam dos clientes. No lugar do celular comprado, usuário recebeu uma foto.Ela está presa, ele, foragido. Veja reportagem sobre a PANK aqui.

PS: De qualquer maneira, o alerta para não comprarem no site PANK permanece, pois os casos de não entrega de produto, de longos atrasos na entrega ou de produtos faltando na caixa (meu caso) ocorrem aos montes por aí – é só clicar nos links (do Reclame Aqui) que deixei acima para confirmar . Quem avisa amigo é.

26 Comentários leave one →
  1. serafim fernandes permalink
    08/12/2014 13:01

    comprei dois celulares,paguei no cartão, não veio e a moip me informou que teria um crédito, já que o parceiro vendeu demais e não teria como entregar o produto. não consigo falar com eles e minha grana tá presa, sabe como faço para recebe-la de volta. Ah. e ainda era anúncio junto com o uol. pode isso….

  2. Rosemari Shimamura permalink
    06/05/2014 1:17

    Eu comprei um perfume no site dia 31/03 (hoje dia 6/05), paguei a vista não tive mais notícia sobre meu pedido e a MOIP que é uma empresa que gerencia os pagamentos , tb deve estar comunada ao site

  3. vanderlei martins speroni permalink
    19/02/2014 17:02

    eu comprei um s5 em quatro vezes no cartao .;e um perfume pacco rabane que foi feito em uma vez no cartao que ja foram pagas e ate hoje nao chegou os produtos.aguardando resposta .ok

  4. 18/02/2014 16:58

    iPhone 6s

  5. Claudia permalink
    03/02/2014 20:11

    Comprei um celular, recebi depois de dois meses, não consegui cancelar o debito na fatura, tive que pagar praticamente o mesmo valor do cel no correio para poder retirá-los, o celular veio sem o som, (ninguém me ouve) e pra piorar, haviam várias fotos de crianças chinesas no álbum de fotos. Dá pra piorar???????????? Não caiam nessa, pessoal!

  6. Lívia permalink
    31/01/2014 9:09

    comprei dois celulares no site Pank, um chegou depois de 2 meses e o outro ainda não, chegou com tudo certinho, o problema é que no anuncio dizia que era android, tinha wi-fi e tudo mais, e no meu que chegou não veio nada disso, estou tentando fazer algo, ja abri chamado no moip, espero que resolvam

  7. Fabio Pinotti permalink
    27/01/2014 10:27

    Esse pessoal esta captando recurso, depois de um determinado tempo devolve, apropriaçao indevidada de valores, isso da cadeia, sao uns baitas picarestas

  8. Eliete permalink
    24/01/2014 15:50

    Eu comprei um perfume “Jadore” e estou aguardando até hoje chegar … e a oferta continua mais de 1000 compradores, ate qdo vao deixar este site ficar dando golpe nas pessoas???

  9. juria permalink
    10/01/2014 12:10

    OU SEJA O PESSOAL COMPRA NO PANK E DIZ QUE COMPROU PORQUE PRECISAVA POR ISSO QUER O DINHEIRO DE VOLTA E QUANDO PERCEBEM QUE CAIRAM NUM GOLPE TENTAM ESCONDER A IGNORÂNCIA, VCS FAZER UM LADRÃO FELIZ!!!

  10. 07/01/2014 9:36

    Eu comprei um celular hoje faz um mês, só que já fiz a reclamação no RECLAME AQUI e eles me responderam que a Pank já havia mandado um email mais ate agora não consegui falar com eles,se alguem tiver um telefone ou email deles por favor me ajudem pois tentei cancelar o débito mais náo consegui também.Obrigada

  11. 19/11/2013 9:43

    bom dia meu querido,eu tbem comprei e nao recebi,comprei um perfume no dia 5 do 10 de 2013,hoje ja é 19 do 11 de 2013,ou seja ja paguei e nao recebi

  12. luis marcos permalink
    18/11/2013 16:41

    Boa Tarde, fiz uma compra pelo site de compras coletivas Pank e ate hoje não recebi os produtos. ja fiz uma ocorrência na moip@pank.com.br.. e não tive resposta.. Esse site de compras é uma farsa.. bando de ladroes e ja deveria estar fora da internet para deixar de lesar os consumidores.

    Pedido 1630434 APROVADO
    luisoliveira,

    Seu pagamento de 294,90 foi aprovado para Pank! (moip@pank.com.br) e este recebedor foi notificado para providenciar a entrega do seu produto/serviço.
    forma de pagamento: Visa Crédito
    autorizado por: moip.com.br
    Pagamento em 1 parcela de 294,90
    Código MoIP: 0000.1811.7035
    Valor total da transação: R$ 294,90
    e também Você realizou um pagamento no valor de R$ 19.98 para Pank! (moip@pank.com.br) na data de 07/06/2013.

    Até hoje não recebi o produto.. já pensei em da entrada no juizado do consumidor contra essa empresa. Por favor se poderem me indicar que atitude devo tomar.
    Agradeço

  13. 12/10/2013 0:10

    Mesma situação. Dessa vez um perfume que estou esperando até hoje. Como a defesa do consumidor permite que uma empresa desse tipo coloco propagandas na internet? Até quando teremos que passar por isso? Vitor Nunes. Comprei o perfume dia 12/9/13,.

  14. Roseli Calafati permalink
    10/10/2013 21:18

    Decepcionada com tanta canalhice!!!! Pank site de enrolação!!!!!!

  15. 03/10/2013 11:40

    Bom dia, eu também comprei um relógio diesel 7266 pela pank no dia 31/07/13, já paguei amercadoria e não me entregaram, estou tentando entrar em contato pelo sac da pank e por emaile ninguém me responde, como faço para resolver este problema?.

  16. elinaldo fernandes lins permalink
    02/09/2013 8:34

    oi marcos eu tambem entrei nessa roubada mais eu vou da entrada no procon pra ver o quer vai dar.um abraco amigo e agradeco pelas informacoes.

    • 06/09/2013 18:26

      Boa sorte, meu caro. Pelo menos o meu final foi feliz. Mas sei que o de muitos ainda está enroscado. :/

  17. 03/08/2013 11:58

    Quero cancelar uma conpora no pank tem como ?
    essa em preza tem que fechar as portas
    a pank tem contato ?

  18. 03/08/2013 11:57

    Eu quero cancelar uma conpra no pak como eu faço ?
    o pank tem contado ?

  19. felipe permalink
    09/07/2013 16:18

    Caro colega, estou esperando meu Iphone ja vai fazer 6 meses e a unica coisa que me enviaram foi um código de rastreio que não valida nunca nos correios, vc poderia por gentileza me passar o fone da MOIP, mesmo c essa demora toda no atendimento vou tentar recuperar meu dinheiro, realmente é um absurdo tudo isso, e ficamos totalmente sem ter o que fazer né!?
    Te agradeço meu amigo pela informação,
    Vou deixar meu email caso vc queira entrar em contato comigo, gostaria de trocar mais informações c o amigo pra movimentarmos qualquer coisa sobre essas empresas fantasmas e enganadoras, cambadas de FXDXP!!!
    ABRAÇO AMIGO,
    lacerdafloripa@hotmail.com

    • 11/07/2013 10:02

      Olá, Felipe.

      É o seguinte: Estou, nesse exato momento, tentando falar (sem sucesso – é uma loucura tentar falar lá) na MOIP: Telefone (11) 3165-4020 | segunda à sexta | 9h às 18h.

      Até onde sei, você teria 45 dias para tentar o recurso que eles chamam de “Disputa”. Entre no site, crie uma conta e tente fazer algo: https://site.moip.com.br/

      Boa sorte!

  20. sueli permalink
    09/07/2013 15:27

    comprei também, mas no meu caso depois de muitas tentativas ,recebi um papel dos correios que meu celular tinha sido tributedo pela receita federal ,detalhe chegou depois de 4 meses e paguei 70 reais pra retirar dos correios. nunca mais compro mais nada do site da PANK…. (os acessorios são iguais aos seu .) sueli de Bauru

    • 11/07/2013 10:05

      Olá, Sueli.

      Até onde sei, a possibilidade de ser tributada fazia parte do pacote. Essa informação, quando eu comprei, aparecia no informativo da oferta. Mesmo com a tributação, se vc recebeu o celular, vc saiu ganhando. ms entendo como é complicado esperar algo por 4 meses e ainda ter que pagar tributação.

Deixe um comentário

