Skip to content

Títulos desafinados

24/03/2013

letras_misturadas

A Ombudsman da FOLHA – não deveria ser OmbudsGirl? – faz críticas a algumas manchetes (Títulos) de reportagens do jornal. O tema de sua crítica é ” Títulos desafinados” – leia aqui:

Afirma que algumas manchetes do jornal estão em descompasso com os textos. Isso é um perigo, já que muita gente lê só a capa do jornal – e isso também é um perigo, diga-se de passagem.

Sim. Susana Singer tem razão. Mas isso não é um caso isolado. Há tempos é assim.E isso não é algo inerente a Datenas e programas que exploram a desgraça humana.

Pior é quando a própria reportagem está em descompasso com a realidade, o que, infelizmente, tem sigo algo comum na imprensa.

E quando repórteres são “obrigados” a arrancar declarações de seus entrevistados para “afinar” com a pauta do dia? E quando repórteres colocam “palavras” na boca do entrevistado para confirmar o que a editoria do jornal quer provar?

Mas isso também não é apenas uma “estratégia” só da imprensa clássica. a galera das redes sociais também “colam” títulos “espetaculosos” para conquistar o clique. Quem nunca?

O cuidado que há de se tomar – aí a importância do texto da Ombudsman – é quando título não condiz com o texto ou, como eu disse e repito, o texto não condiz com os fatos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: