Skip to content

ONU | Pesquisa “Meu Mundo” | O que você deseja para o mundo?

01/03/2013

Pesquisa ONU Meu Mundo

Nunca se opinou tanto sobre qualquer assunto que seja – e não falo apenas sobre política, futebol e novela, que em cada boteco deste país tem um “doutor”. A Internet, e as mais variadas plataformas de redes sociais, ampliaram a voz das pessoas. Tem especialistas (#not) sobre a tragédia de Santa Maria, sobre o terremoto em um lugar remoto e até sobre a renúncia do Papa.

No âmbito político então… os especialistas (vulgo militância) bramam dizendo coisas sobre o certo e o errado. Boa parte, apenas encenação militante troleira. A pluralidade de ideias faz parte da democracia e é muito bem vinda, diga-se de passagem, mas precisamos evoluir, sempre, e deixar de sermos meramente “especialistas em palavras vazias“. Na política (e na vida) infelizmente é assim: gente que só enxerga/comenta/opina sobre os defeitos mesmo quando as virtudes saltam aos olhos. E gente que só enxerga/comenta/opina sobre as próprias virtudes, mesmo quando os problemas saltam aos olhos.

Precisamos de pessoas que realmente contribuam com algo, com ideias e projetos que façam a diferença, seja na vida de uma pessoa, de um grupo de pessoas (não me refiro aqui a interesses escusos – que fique bem entendido), de uma comunidade, de uma cidade, de um país.

O que você deseja para o mundo?

 

Para ampliar essas discussões, as Nações Unidas, em parceria com a Fundação World Wide Web e o Instituto de Desenvolvimento Internacional, estão realizando uma pesquisa para saber quais são as prioridades das pessoas, entidades da sociedade civil, do setor privado, do governo e da comunidade científica na construção de um mundo melhor.

Os resultados desta pesquisa serão compartilhados com os líderes mundiais que definirão a agenda de desenvolvimento global pós-2015, que vai ampliar os resultados dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, enfrentar as desigualdades que ainda persistirem e os novos desafios que afetam o planeta.

Meu Mundo” é uma pesquisa de múltipla escolha que permite a todos dizer às Nações Unidas e aos líderes globais – e, em particular, ao Painel de Alto Nível do Secretário-Geral – quais devem ser os principais assuntos a serem tratados pela agenda pós-2015. “Meu Mundo” pergunta a cada pessoa quais são os seis temas, de um total de 16, que considera mais importantes para que a vida de todos seja melhor.

Para participar como indivíduo, clique aqui e opine: www.myworld2015.org/?lang=pr

Se você representa e/ou faz parte de entidade/associação/movimento da sociedade civil, do setor privado, do governo e da comunidade científica, clique aqui: www.onu.org.br/img/2013/01/Questionario_Consulta_Pos2015_Publico_Geral.docx

…preencha o questionário da Consulta Pós-2015, que contém duas perguntas de múltipla escolha e quatro perguntas abertas, que deverão ser respondidas e enviadas à Equipe da ONU por intermédio do escritório do PNUD no Brasil. Clique aqui para baixar o questionário.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: