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Como melhorar o desempenho do Facebook e Twitter da empresa?

05/02/2013

Como melhorar o desempenho do Facebook e Twitter da empresa?

Essa é a pergunta que todos estão fazendo. Muitos aparecem com fórmulas mágicas, como se a estratégia e o sucesso da presença digital de uma empresa, de uma marca ou de uma pessoa fossem uma receita de bolo, ou seja, algo que se faz e serve para todos. Não tem fórmula mágica.

Muitos candidatos às eleições municipais me procuraram para fazer ‘a mesma coisa’ que fizemos na campanha digital da Marina Silva durante as eleições presidenciais de 2010 – integrei a Equipe de Mídias Sociais da ex-ministra do Meio Ambiente de junho de 2010 a julho de 2012. Mas esses candidatos, por exemplo, não tinham o carisma de Marina. Marina tem conteúdo. Marina fala e emociona. É só conferir alguns discursos e palestras proferidas por ela no Youtube.

Como melhorar o desempenho do Facebook e Twitter da empresa?

Voltando ao título deste post, segue alguns insights que se deve pensar para a presença digital da sua empresa:

1)      Sua empresa precisa ter foco nas mídias sociais: A Internet está cheia de redes sociais. A empresa precisa entender quem são seus consumidores e onde eles estão. Já vi empresa criando perfil no Foursquare – como assim, se empresa não anda e não faz check in?

2)      Qual é o objetivo de sua empresa estar nas redes sociais? Essa pergunta deve ser feita para entender como o Facebook e o Twitter, por exemplo, se relacionam com suas estratégias de Marketing. Atendo a contas de empresas que não se preocupam tanto com a quantidade de gente na rede (no fundo todos se preocupam), mas querem agregar valores ao produto/empresa e consequentemente valorizá-los quando seus clientes os usam. Querem também entender qual o comportamento desse consumidor e como ele pode ajudar a empresa a melhorar seus produtos.

3)      Pense muito bem no conteúdo. Muitas empresas estão se rendendo aos MEMES do dia. Não perdem a oportunidade. Investem, às vezes, até em MEMES de gosto duvidosos. Uma marca, uma empresa é muito valiosa e tem responsabilidades sociais para a comunidade em que está inserida.  Claro que seu público espera que sua marca esteja “antenada”, mas cuidado para não exagerar na perfumaria.

4)      Engajamento: veja quem são seus fãs, de verdade, promova uma conversa com eles. Serão estes que vão defender sua marca/produto/empresa numa hora de crise. Não use as mídias apenas para promover seus produtos/serviços/promoções.

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  1. Empresas e mídias sociais

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