Skip to content

O profissional de comunicação frente às redes sociais

29/01/2013

Perfil do profissional de comunicação nas redes sociais

Não são apenas os profissionais de tecnologia que precisam estar atualizados constantemente. As coisas mudaram até na área rural, vide as grandes máquinas – cujos painéis de bordo parecem com os de alguns aviões -, e outras soluções tecnológicas que trazem ao produtor praticidade desde o cultivo e criação até o controle de toda a cadeia.

A tecnologia muda hábitos de consumo, de comportamento e trabalho de todos nós. E, claro, toda essa (re) evolução tecnológica atingiu de cheio o profissional de comunicação, que precisa adequar também à maneira como empresas e governos se comunicam com a sociedade. O canal, agora, é mão de duas vias, ou seja, a sociedade deseja que organizações dialoguem.

A Internet mudou o paradigma da comunicação, que deixa de ser apenas dos veículos oficiais para ser de muitos. O leitor virou mídia e distribui a informação por qualquer canal: Twitter, Facebook, Youtube. O modelo clássico da comunicação “emissor > receptor” foi mudado.

Qual o perfil do profissional das redes sociais?

 

O jornalista, o articulista, as empresas de comunicação devem, por exemplo, dialogar com o “consumidor”, já que estes não são mais os “donos da verdade e da palavra”. Há de se ter um relacionamento aberto com a audiência. Hoje, o que vale é a conexão de pessoas e ideias.

O profissional de comunicação deve monitorar as conversas nas redes sociais. Essas conversas devem inspirar ações, reportagens, produtos. As redes sociais são o grande brainstorm dos publicitários, as reuniões de pautas dos jornalistas, o SAC das empresas. Há uma necessidade de participar dessas conversas.

O perfil, portanto, do profissional web 2.0 e de conectar pessoas e ideias. Deve ser um articulador de conversas, um “escutador” do que estão falando sobre seus clientes. O profissional de comunicação deve ampliar seus objetivos no ambiente online, que deve ir além do Retorno sobre Investimento (ROI). Este precisa buscar o Retorno sobre Atenção (ROA) e o Retorno sobre Relacionamento (ROR). #FicaDica

Veja aqui um guia de como se tornar um jornalista digital.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: