Skip to content

Informação errada nas redes sociais

22/01/2013

Desinformação nas redes sociais
As redes sociais ajudam a informar, mas também desinformam

A Internet é uma revolução tecnológica das mais maravilhosas. A liberdade que ela proporciona ao homem é admirável. Mas como diz a música do Só pra contrariar, “O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade”.

Infelizmente, nesse território livre há quem abuse e use dessa liberdade para promover calúnias e boatarias. É muita informação equivocada. Muitas plantadas por má fé e outras por pura trolagem. Até jornalistas caem em alguns hoax. Pior, a gente sempre fica com a sensação que tais pessoas serão desmascaradas e levarão block em massa. Ledo engano. Muitas ainda se tornam webcelebridades. É a arte de contar mentiras e plantar boatarias dossiês falsos, conquistando os desavisados.

Hoax, trolls, calúnias e boatos na Internet

 

A Internet trouxe possibilidades mil, entre elas a de colocar na mesma cesta fatos e boatos – informações sem o compromisso da apuração, apenas com o dever de acrescentar e repassar conteúdo e se mostrar “ligado”. Quantos linques errados ou quebrados vejo sendo replicados no Twitter só porque tal famoso (na rede ou na TV) foi o remetente. Não há averiguação mínima. É o tempo do “fast food” da informação. Tudo em tempo real.

As redes sociais vêm mudando o modo como nos comunicamos e fazemos fluir informação pela sociedade, inclusive, modificando as estruturas tradicionais do poder da informação – apesar de a grande audiência destas redes ainda estarem nas mãos dos grandes grupos de comunicação e de políticos poderosos.

O problema é que uma informação errada pode gerar grande impacto e prejudicar pessoas, marcas, empresas, mais impacto, inclusive, do que a errata que será divulgada (se é que será).

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: