Skip to content

Graph Search: Facebook lança buscador

15/01/2013

Buscador Facebook Graph Search

Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, organizou uma coletiva para apresentar o novo buscador do Facebook. A ferramenta terá um caráter social, ou seja, não é um buscador de links, como o Google. O buscador é projetado para mostrar a resposta e não liga para as respostas, portanto, não tem link, o que reforça que a ideia – pelo menos nesse momento, que a novidade não é ser um Google. O buscador do Facebook (Graph Search) tem como objetivo conectar ainda mais pessoas, fotos, lugares e interesses. “Os resultados são ordenados por quão perto você está dos amigos, mas é também sobre “explorar novas conexões”, disse.

As buscas podem ser refinadas com filtros, como local, gênero e grau de amizade. A ferramenta ainda pode ajudar os usuários a encontrar um emprego, ao pedir que o Facebook busque amigos ou amigos de amigos que trabalhem em determinado local ou algo mais amplo como “fotos de ‘determinado lugar’ dos meus amigos” ou “amigos que moram em determinada cidade”.

Outros exemplos da funcionalidade. Ao digitar: ”amigos que gostam de ‘tal seriado’”, o recurso apresentará uma lista com os amigos que curtiram a página ou comentaram algo sobre o filme. “Ao descobrir quais de seus amigos gostam de Star Wars e Harry Potter você poderá convidá-los para uma noite de cinema”, exemplificou Mark.

A ideia do buscador do Facebook é trazer resultados bem naturais. Vale muito a cauda longa. Quem digitaria com tamanha naturalidade algo do tipo: “Amigos de meus amigos que são solteiros e moram em São Paulo, mas são do Rio de Janeiro”?

Você pode encontrar lugares para ir do quais seus amigos foram e gostaram. Já as fotos serão organizadas pelo engajamento, gostos, comentários. Mark disse que vão começar a relacionar com dados do Instagram, “É uma experiência tão envolvente que só o Facebook pode fazer”, gabou-se.

Teremos uma espécie de Edgerank para as buscas, ou seja, o posicionamento das informações vai depender de likes, interatividade, check in, etc. “Os resultados são classificados com base em um número muito grande de” recursos “. Tudo será é alimentado em um algoritmo de classificação. É algo que será constantemente melhorado”, disse Zuck.

”Nós temos um laboratório de experiência do usuário, o que levou a um monte de mudanças que fizemos ao longo do tempo”, explicou Mark sobre as variadas mudanças que a rede social vem passando.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: