Skip to content

O CHEFE em crise: os pesadelos de ser um líder

13/12/2012

Diferença entre líder e chefe

A revista Você S/A de dezembro/2012 coloca o dedo na ferida e tem como reportagem central “O chefe em crise” – Os subordinados questionam a autoridade dele, reivindicam decisões mais ágeis e querem um modelo de trabalho colaborativo. Exercer a liderança hoje virou um pesadelo?

Pra começar os termos se confundem, afinal, SER CHEFE não tem nada a ver com SER LÍDER. A expressão chefe está praticamente em desuso, se bem que na prática, o termo cabe muito bem se observarmos o comportamento de algumas pessoas.

O certo é que seja chefe ou líder, o comportamento deste tem impacto direto nos resultados da empresa, já que o desempenho da equipe depende do bom/mau humor e das decisões corretas ou erradas de quem está à frente dos colaboradores.

É inconcebível nos tempos atuais o autoritarismo corporativo. O verdadeiro líder deve proporcionar um ambiente participativo e colaborativo em que as decisões e projetos sejam de responsabilidade do todo. As pessoas querem participar das decisões. Ninguém engole mais, por muito tempo, decisões de cima pra baixo ou fazer as coisas por obrigação.

Os processos e as conversas devem ser tratadas de maneira horizontal. Isso porque a competência e decisões de muitos Big Boss começaram a ser questionadas ao longo do tempo e sabe-se que, muitas delas, foram tomadas com abuso de poder, beneficiando pouco a empresa, os resultados e enaltecendo a áurea da supremacia pessoal.

Para conseguir atuar bem – isso não quer dizer livre de problemas -, o líder atual deve inspirar seus colaboradores, ser flexível, ouvir, colocar-se no lugar do outro, olhar para eles como parceiros sem se esquecer, no entanto, que ambos precisam alcançar os resultados, melhorar os processos da empresa e crescer profissionalmente e pessoalmente.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: