Skip to content

Black Friday: promoções satisfazem temporariamente a alegria das pessoas

23/11/2012

Black Friday: promoções satisfazem temporariamente a alegria das pessoas

Consumidores dos Estados Unidos, e agora do Brasil, fazem filas nas lojas para conseguir preços baixos em produtos eletrônicos e outros itens. Na terra do Tio Sam, a sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças é chamada de “Black Friday” (“Sexta-feira Negra”). Por aqui, o site www.blackfriday.com.br ficou fora do ar na noite de quinta por um longo tempo, certamente por não ter suportado a quantidade de acessos.

A busca pela felicidade passa cada vez mais pelo ato de comprar. É o alimento diário do jargão (senso comum) que estamos alimentando o TER ao invés do SER, muitas vezes repetido, por isso senso comum, mas que não conseguimos reverter a ordem dos fatores, que nesse caso, muda e muito o produto final.

Serei feliz quando comprar minha casa. A pessoa adquire a casa e o vazio continua lá. Claro, pudera, o carro dos sonhos precisa ser adquirido. Para outros a satisfação estará garantida quando comprar o mais novo lançamento do Iphone. Logo a angustia tomará conta porque pouco tempo depois a empresa começa a divulgar uma versão aprimorada da tecnologia. Talvez um mega a mais na câmera ou um giga de RAM.

A alegria está na ponta do cartão, da carteira, do cheque, do carnê. Estamos comprando a felicidade. Alguns, inclusive, a buscam na comida. Felicidade enlatada. Curta duração.

Algumas perguntas perduram: O que é de fato necessário? Felicidade se compra? Como preencher esse vazio?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: