Skip to content

Qual é o perfil profissional que as empresas buscam?

31/07/2012

A reportagem de capa da revista Você S/A do mês de julho é “Que tipo de profissional é você?” e destaca uma pesquisa exclusiva com 1,3 milhão de brasileiros que mostra os pontos fortes e fracos em quatro cargos: analista, gerente, diretor e presidente; o perfil de executivo mais procurado pelas empresas e como se destacar da média e crescer na carreria.

As respostas à pergunta título deste post estão embasadas no teste DISC, criado em 1928 pelo psicólogo norteamericano Moulton Marston. DISC é a ferramenta que classifica e difere quatro aspectos do comportamento humano, por meio de testes feitos com associação de palavras. A letra D, de dominância, é relacionada com controle, poder e assertividade; I para influência relativa a situações sociais e comunicação; já o S (steadiness, em inglês) é parâmetro de constância, paciência e persistência; o C, do consciência, é relacionado à estruturação e organização.

Os testes mostram que o profissional brasileiro é desorganizado, centralizador, desconfiado e avesso a conflitos. Por outro lado, as empresas cobram independência, mas cobra levar em conta a opinião de outras pessoas, o que na avaliação de Jorge Matos, presidente da Etalent – empresa que avaliou os resultados do teste DISC-, é contraditório. “As empresas precisam parar de buscar profissionais super-heróis”, disse à reportagem. “Precisam também parar de querer ninjas”, completo eu.

Já fiz esse teste em duas oportunidades. Em breve devo ter o resultado da segunda pra dialogar sobre os pontos fortes e, principalmente, verificar o que e como fazer para melhorar os pontos fracos. É bom lembrar que fazer esse tipo de teste ajuda a conhecer quem é você, mas não é o suficiente. Para completar, converse abertamente com a sua liderança. Veja o que é necessário para desenvolver as características e o perfil que o cargo exige e a empresa espera. Invista em cursos. Observe o comportamento de pessoas que estão mais preparadas.

Abaixo resumo apresentado pela revista Você S/A das características que as empresas buscam nos quatro cargos: analista, gerente, diretor e presidente.

====================================>

Analista

As empresas desejam analistas que defendam as suas ideias. Para um analista de destacar é preciso demonstrar capacidade de executar coisas mais complexas que as atividades que lhe são confiadas. Espera-se que o profissional corra riscos calculados, sem medo de errar.

Gerente

O atributo principal é estar disponível a ouvir, sempre. Vibrar com os resultados da equipe também é fundamental. O gerente deve também estar alinhado com as normas e regras da empresa. Investir em um curso de MBA desenvolve raciocínio lógico e quantitativo.

Diretor

Precisam fazer de tudo para alcançar as metas, mas sem deixar de observar o que está ocorrendo com a equipe e com o mercado. Sua maior motivação deve estar lincada com o resultado alcançado pela equipe. Importante que ele se coloque no lugar do outro para entender o porque seu time, às vezes, não consegue cumprir com as coisas.

Presidente

O presidente não pode se isolar. Ele deve circular pelos corredores e ouvir as pessoas. Deve delegar, mas tem que ter os dados analisados com a cautela necessária. Ter a capacidade de ouvir as indagações de seus funcionários.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. kelli sanches da mata permalink
    05/09/2012 9:25

    Não encontrei o teste! Como faz?

  2. Ronaldo permalink
    11/08/2012 11:02

    muito bom o artigo, com certeza vou distribuir entre os amigos …abraços ..é isso mesmo !!

  3. Bruno permalink
    09/08/2012 15:06

    Onde se faz o teste?

Trackbacks

  1. Pecados no trabalho: sentimentos negativos que atrapalham a carreira « Marcos Masini: Jornalista, Redator WEB, Conteúdo para Mídias Sociais – Franca-SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: