Skip to content

Afinal, o que é sustentabilidade?

31/01/2012

Dou início a essa conversa com a foto acima que chegou até o meu perfil do Facebook via Jairo Vianna, da Fatma (Fundação do Meio Ambiente), do Governo de Estado de Santa Catarina. A ideia é criativa e genial. A bela intervenção urbana foi idealizada pela Fundação Amazonas Sustentável.

Obviamente que compartilhei a imagem com meus amigos. Tenho refletido muito sobre sustentabilidade, agenda 21, consumismo e outros “ismos”. Já disse em outras oportunidades e repito: não sou ativista, ambientalista, ecologista, economista e outros “istas”, mas reflito sobre o mundo, o SER o TER e o EU como transformador social (ou não).

Muita gente acredita que ser sustentável é apenas pensar no meio ambiente, talvez porque muitos, como faço nesse post, compartilham fotos de árvores, de rios e de matas para falar sobre o assunto.

Mas o tema é mais abrangente. Antes, porém, de me alongar no conceito de sustentabilidade creio que caiba explicar rapidamente o que é Intervenção Urbana. A imagem acima é um clássico da intervenção urbana – usar algo existente e interagir com este com o objetivo de discutir a obra ou um tema ligado ao objeto de interação. Veja algumas imagens de Intervenção Urbana.

Apesar de a ideia da foto ser criativa e genial, como afirmei, manifestações artísticas desse tipo são consideradas por alguns de caráter subversivo ou vandalismo. Atualmente esse tipo de intervenção é mais aceitável e até conta com o apoio ou patrocínio do Poder Público ou de empresas privadas. Mas se queres fazer algo “legal”, principalmente de caráter publicitário, é melhor pedir autorização pra evitar problemas “legais”.

Quanto ao termo “sustentabilidade”, o conceito é amplo, como disse. A ONU a descreve em quatro dimensões: econômica, social, ambiental e cultural. Marina Silva, ex-senadora e candidata nas eleições de 2012 com quase 20 milhões de votos, inclui a ética, a política e a estética.

“O desenvolvimento sustentável não é uma maneira de fazer, é uma maneira de ser.” “A questão da sustentabilidade jamais será samba de uma nota só”. “O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”. Frases de Marina Silva.

Marina disse que o conceito amplo de sustentabilidade envolve sete dimensões – e não apenas as quatro descritas pela ONU. Além da sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural, Marina incluiu a ética, a política e a estética. Veja esse vídeo de Marina falando com propriedade sobre as dimensões da sustentabilidade. Se preferir, tem essa matéria do Portal da Revista Exame.

 

Google imagens

Queria compartilhar mais essa foto que recebi no Facebook, que gerou alguns “curtir”, compartilhamentos e comentários, como o da Issa Rodrigues, que utilizou a seguinte frase de Bob Marley como leitura sua da imagem: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre haverá guerras.”

A foto realmente é significativa: crianças, pés no chão, terra, Terra, tronco de árvore, união, vitória (régia).

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: