Skip to content

Política 2.0: Uma nova forma de fazer política?

27/10/2011

Foto: IDS

Promovido pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o encontro “Política 2.0: Uma nova forma de fazer política?” reuniu políticos, artistas, integrantes de movimentos sociais e ambientais, filósofos, estudantes, intelectuais, professores e internautas em torno de debater sobre novos canais de organização e expressão. O evento foi realizado na Sala Crisantempo, na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo. Acompanhei o evento via Internet. Fazia tempo que não participava de debate sobre política com tamanha intensidade, boas ideias e dinamismo.

O debate contou com a presença de Giuseppe Cocco, cientista político e professor da UFRJ, de Carla Mayumi, responsável pela pesquisa “O Sonho Brasileiro”, e da ex-senadora Marina Silva. O mediador foi o professor titular da FEA-USP Ricardo Abramovay.

Durante o evento foram divulgados os resultados da pesquisa qualitativa “Política cidadã – reflexões e caminhos”, encomendada pelo IDS à empresa Ideafix. O estudo foi realizado no município de São Paulo com 100 jovens entre 18 e 25 anos, divididos em grupos de 8 a 12 pessoas, e mais 30 formadores de opinião selecionados a partir de uma lista de indicações baseadas em competências temáticas.

Consegui acompanhar algumas falas e tweets do evento. Reproduzo aqui algumas frases para os que não tiveram a oportunidade de acompanhar o evento tenham noção da importância desse tipo de discussão na atual crise política e social que vivemos.

Marina Silva citando Victor Hugo: Não a nada mais revolucionário e transformador do que uma ideia em que o tempo chegou.

Marina Silva: A #politica2.0 é entender que a nova forma de fazer política ainda não tem uma fórmula o que se tem é um processo em curso no mundo inteiro.

Marina Silva: O poder pelo poder virou o fim da política ao contrario da política como fim para transformar a sociedade.

Marina Silva: O estado Brasileiro tem dono. Os partidos. É preciso novo pacto político para devolver o estado brasileiro à sociedade.

Marina Silva: Acredito que a ideia de liderar pelo exemplo nos leva hoje a desconstrução da política e da forma como está.

Marina Silva: Não teremos um líder Salvador da Pátria. Precisamos de sujeitos políticos ativos dentro e fora dos partidos.

Marina Silva: A colaboração entre as pessoas é essencial para uma nova forma de fazer política. As pessoas devem ser sujeitos de sua própria história.

Ladislau Dowbor: Os partidos políticos são insuficientes para compreender a sociedade complexa que vivemos.

Zé Eli da Veiga: O Problema da atualidade é que para aprofundar a democracia é preciso superar os partidos.

Marina Silva: Os Partidos na forma como estão não vão se deixar atravessar pelos movimentos eles vão querer sempre atravessar os movimentos.

Andre Lima: Temos um sonho? Vamos fazer! Não fazer sozinho. Fazer em rede, por convicção.

Chico Whitaker: A refundação dos partidos políticos passa por um processo de abertura em rede das estruturas partidárias.

Magnun Paula: Não se trata de limpar a política, mas sim de refundar.

Chico Whitaker: A limitação de mandatos é um elemento que deveria ser avaliado.

Marina Silva sobre ser sonhático: “O sonho é como desejo, ou está na gente ou não está” .

Marina Silva: “Nós (na borda), agora somos minoria, mas uma minoria que se movimenta para desestabilizar o centro. Quem foi que disse que aqueles que anteciparam a Revolução Francesa foram maioria, nenhuma revolução começa com a maioria”.

André Lima: Internet não é somente um jornal na web, é uma nova ferramenta para uma nova lógica política colaborativa-participa-ativa.

Ricardo Abramovay: A nova forma de fazer política perpassa por uma participação convergente de diversos conhecimentos organizados.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 28/10/2011 11:13

    Não se trata de limpar a política, mas sim de refundar. – Eu quem disse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: