Skip to content

O que o herói do tetra tem a ver com o ambiente corporativo?

06/09/2011

Ninguém melhor para ilustrar o tema deste post do que a figura emblemática do marrento e talentoso Romário, o nome da Copa de 1994. O baixinho, sem duvida, foi o grande herói do tetracampeonato.

Vale lembrar que com cinco gols em sete jogos, Romário quase não foi ao Mundial nos Estados Unidos. Sua vaga foi garantida no último jogo contra o Uruguai pelas eliminatórias. O craque fez os dois gols que garantiram a vaga para a Seleção brasileira no País do tio Sam.

O baixinho lutou com parte da imprensa paulista e alguns ex-jogadores, que teriam dificultado seu caminho até a Seleção. Mas, na ocasião, Romário levantou a cabeça, empinou o nariz e chamou para si a responsabilidade durante um mês de Copa do Mundo, no entanto, sem se esquecer do grupo.

Joseph Campbell, um estudioso norte-americano de mitologia e religião comparativa, definiu o herói como alguém que se testa, aventurando-se em território desconhecido, arriscando sua identidade e depois volta da aventura com um presente para a comunidade. Este final é muito importante – heróis não são egoístas, veja uma bela lista de heróis aqui.

Mas Romário não se aventurou em território desconhecido. A pequena área foi sua casa. Poucos a conhecem como o craque. A bola procurava por ele. Entretanto, o discurso do baixinho podia ter falhado, ou seja, ele arriscou sua identidade, sua moral. Botou sua língua afiada a prêmio. Mas ele voltou para a sua comunidade com o prêmio. A Taça do mundo é nossa! Gritamos!

No ambiente corporativo há entraves na gestão, no relacionamento, na comunicação. Mas chame para si a responsabilidade dos resultados. Proponha, mesmo se não te ouvirem. Faça acontecer. Siga em frente!

Henry Ford, fundador da Ford, disse: “Se você acredita que pode, você tem razão. Se você acredita que não pode, também tem razão”. Em que você acredita?

Sim, é necessário quebrar paradigmas administrativos, burocráticos e de gestão. Mas quem se arriscar, haverá de petiscar!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: