Skip to content

Os 10 mandamentos do jornalista

20/05/2011

A Public Broadcasting Service (PBS) anunciou que Jim Lehrer, âncora do jornal PBS NewsHour por 36 anos, vai deixar a TV em junho. O programa de notícias ocupa o horário nobre do canal público americano desde os anos 90, quando se chamava “The NewsHour with Jim Lehrer“. Em 2009, repaginado, o jornal ganhou o nome atual e uma equipe de vários âncoras, entre eles Lehrer.

Via Twitter, o jornalista Caio Tulio Costa – com quem aprendi* muito na época da campanha da Marina Silva -, tuitou os 10 mandamentos do jornalista, adaptados do legado de Jim Lehrer. Numa breve comparação com o que se é praticado hoje percebe-se certa distância dos ensinamentos a seguir . Ótima sugestão para debate e reflexão nos cursos universitários de jornalismo ou mesmo em eventos de comunicação.

1º : Não faça nada que você não possa defender.

2º : Investigue, escreva e apresente todas as histórias com o cuidado que você teria se a história fosse sobre ti mesmo.

3º : Suponha que haja ao menos um outro lado, ou outra versão, para cada história.

4º : Assuma que o espectador/leitor seja tão inteligente, atencioso e bom como você é.

5º : Assuma o mesmo [ver item anterior] a respeito de todas as pessoas sobre as quais você relatar algo.

6º : Assuma que vida pessoal é assunto privado até que uma reviravolta legítima determine o contrário.

7º : Separe cuidadosamente opinião e análise da notícia pura e qualifique claramente cada uma.

8º : Não utilize fontes anônimas ou citações sem crédito, exceto em ocasiões raras e monumentais.

9º : Ninguém deve ser autorizado a atacar o outro de forma anônima.

10º : Finalmente, você não está no negócio do entretenimento.

 

O Caio Túlio foi responsável pela Equipe Web (Mídias Sociais) da campanha presidencial da Marina Silva. Eu trabalhava de frente para ele no comitê do PV na Vila Madalena, em São Paulo. Caio é um grande mestre, entre outros que conheci durante o período (Nilson, Mauro, Coppola). Aliás, a equipe toda era excelente. A integração entre assessoria de imprensa e equipe de mídias sociais foi fundamental para o sucesso do trabalho. De lá pra cá, continuo o trabalho nas redes sociais da Marina e também da Copersucar (Via MVL Comunicação – ), mas em home office, de Franca-SP. O Caio, hoje, é sócio da MVL.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: