Skip to content

Basquete: a marra do Marcelinho

11/05/2011

A partida de ontem (10/5) entre o Franca/Basquete e o Flamengo pelo Novo Basquete Brasil (NBB) me deu o gostinho de escrever um post sobre esporte, algo que eu fazia muito no Divã do Masini (meu blog hobby) todas as segundas-feiras na editoria Rapidinhas da Arquibancada. O momento já estava passando em branco, mas lembrei que prometi tal texto no Facebook.

A partida, a terceira da melhor de cinco, garantiu a equipe de Franca, sem contestações, vaga para a final. O templo sagrado do basquete brasileiro (Pedrocão) estava lotado para comemorar os 3 X0 da equipe da casa.

Ok! Mas não foi isso que prometi no Facebook que falaria sobre o jogo. Mas sim de um momento final da partida.
A seqüência de imagens acima foi captada pelas lentes de Cassiano Lazarini, fotógrafo do Jornal Comércio da Franca (veja outras imagens aqui) e congelou momentos do jogo que quero opinar.

A ilustração mostra o armador Fernando Penna (Franca/Basquete) se desvencilhando de Teague (Flamengo). O “problema” é que Fernando Penna passou a bola debaixo das pernas de Teague. Na continuação das imagens é possível ver Marcelinho, ala do Flamengo, indo em direção de Penna com a mesma ganância de um Leão pra cima da sua presa. Dá até pra relembrar a brincadeira do #tenso. Veja.

Marcelinho comete falta técnica, mas que o arbitro poderia tranquilamente ter marcado falta antidesportiva. Lembrando que o autor da falta foi o mesmo Marcelinho acusado de ter empurrado e jogado água nos árbitros Fernando Serpa e Francisco Ferreira no jogo do domingo do Dia das Mães.

Fernando Penna justificou o lance dizendo ter usado um “último técnica, um último recurso”. Marcelinho rebateu o discurso do armador francano ironizando tal técnica do jogador (“é… ele tem muita técnica”) e dizendo que a jogada era atitude antidespotiva do atleta francano.

E é aqui que começa a real discussão do post. Com todo o respeito ao Marcelinho que é um dos craques do basquete brasileiro, tendo conquistado, por exemplo, duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos pela seleção brasileira. Se bem que eu acho que ele joga melhor no clube do que na seleção.

Mas estou cansado de ouvir essa discussão no futebol brasileiro, cujo especialistas querem acabar com a finta, o drible desconcertante. Isso não pode, é desrespeito ao jogador. Na minha velha opinião formada sobre o mundo, eu diria que desrespeito é fazer uma falta antidesportiva como a que fez Marcelinho. Desrespeito é jogar água no rosto do árbitro. Desrespeitar é ofender jogador pela sua raça/cor.

Ora, ora… fintar, driblar, desconcentrar, faça-me o favor… eu quero é mais. É disso que o povo gosta! Daqui a pouco o lance mais bonito do basquete, a enterrada, será considerada desrespeitadora e como jogada antidesportiva, sobrando espaço apenas para a velha e boa bandejinha.

PS: Qual o motivo de publicar esse post aqui e não no Divã do Masini? Digamos que ele se encaixa na categoria “comportamento”, indicada no topo da página do site e eu quis variar um pouco a temática deste blog =P

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Marcel permalink
    12/05/2011 11:52

    Foi perfeito oque vc escreveu.
    Marcelinho exelente jogador, mais tais atitudes dele não condiz com a de um atleta,q ja jogou na europa, é de seleção brasileira.
    É vergonhoso ver um atleta de alto nível fazer oque ele faz, espero que não usem o argumento dele de que jogadas bonitas são desrespeito, porque senão daqui a alguns dias vamos fazer uma cesta bonita e ter q pedir desculpas para a equipe adversaria. É d+ não é?
    Parabens pelas palavras muito bom oq escreveu…..
    E e valeu pelo espaço de comentarios…..abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: