Skip to content

Há 50 anos Iuri Gagárin era lançado ao espaço

12/04/2011

Gosto demais quando aparece um novo doodle na página inicial do Google. As imagens criadas são criativas e ainda nos dão a oportunidade de relembrar ou mesmo em aprender fatos importantes e curiosos sobre a vida, a história. Por isso que “quase sempre” faço questão de fazer um post sobre o assunto.

O doodle do Google de hoje 12/04 é uma homenagem a Iuri Alekseievitch Gagárin , o primeiro homem a viajar pelo espaço a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4 725 quilos, em 1961. Aos 27 anos Gagárin foi um dos 20 pilotos selecionados para o programa espacial soviético. Iuri Gagárin teve  excelente performance nos treinos, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista – e seus 1,57 m de altura lhe garantiram a oportunidade da viagem,  já que a nave tinha um espaço mínimo para o piloto.

Gagárin morreu em um acidente com um jato MIG-15, junto com o piloto Vladimir Seryogin. Tudo leva a crer que o astronauta tentou desviar de uma sonda meteorológica durante um voo de rotina em um MiG-15 em março de 1968.

A queda de Gagárin é cercada por muitos boatos e conspirações. Há, entre outras, a tese de um complô da KGB. O envolvimento de uma segunda aeronave no acidente é considerado possível, assim como um problema técnico do avião. Há também especulações de que Gagárin, então com 34 anos, se acidentou por falta de treinamento ou por estar mesmo embriagado.

Curiosidades sobre Iuri Gagárin e sua viagem ao espaço

Gagárin viajou pelo mundo para divulgar o programa espacial soviético, visitando inclusive o Brasil e os Estados Unidos.

– O vôo da Vostok-1 foi totalmente automático. O painel de controle estava travado e Gagárin tinha uma chave para assumir somente em caso de necessidade

Gagárin ejetou-se após a reentrada e desceu de pára-quedas, como planejado. A União Soviética negou esse fato por anos, com medo de o vôo não ser reconhecido pelas entidades internacionais, já que o piloto não acompanhou a espaçonave até o final.

– A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude

– A esposa de Gagárin, Valentina, soube do voo histórico do marido não pelo Kremlin, mas a partir da vizinha, já que a hora exata do voo foi mantida em segredo absoluto.

– O próprio Gagárin,  consciente do risco da gravidade zero, escreveu uma carta a sua esposa, na qual dava permissão para ela se casar novamente e pedia que ela educasse as duas filhas “não como pequenas princesas, mas como pessoas normais”.

Frases creditadas a Iuri Gagárin

A espaçonave entrou em órbita, e o foguete se separou, a gravidade se foi. No início, a sensação era de algo incomum, mas eu logo me adaptei…Eu mantive contato com a Terra em diferentes canais por telefone e telégrafo

Estou vendo a Terra! Ela é tão bonita! Eu poderia voar pelo espaço para sempre

A terra é azul, e eu não vi Deus.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: