Skip to content

Home office: alternativa comum entre profissionais

06/04/2011

Sempre trabalhei dentro das empresas. Meus últimos 12 anos foram como assessor de comunicação na Universidade de Franca.  O clima corporativo é algo extremamente atrativo aos meus olhos. Mas minha vida deu um giro e desde outubro de 2010 estou alocado no meu Home Office (escritório em casa) ou Teletrabalho.

Segundo a revista Você S/A, estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho aponta que a quantidade de pessoas que trabalham em casa cresce 10% ao ano. É cada vez mais comum encontrar pessoas bem-sucedidas que trabalham num escritório doméstico. As novas tecnologias e a comunicação facilitada via Internet são aliados desses profissionais.  A palavra do momento é mobilidade. E por falar nisso, no início, quando ainda não dispunha de equipamentos adequados, eu me encaminhava até o shopping da cidade para usar o wireless do espaço, ou seja, eu posso trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora.

Mas essa opção não é para todos. Sem disciplina, a coisa não funciona. Por isso é importante descobrir um equilíbrio – estou encontrando o meu, agora. Muitos acreditam que a independência de horários, por exemplo, permite que você levante da cama tarde ou vá dormir mais tarde. Se a independência tirar sua qualidade de vida com a família a coisa está errada.

Tenho mantido certo controle sobre os horários, afinal, sou eu o responsável pelo preparo do almoço e ainda de olhar as crianças – quando há a necessidade de visitar um cliente ou fazer algum movimento bancário o encargo muda de mãos e a velha fórmula é colocada em prática: as crianças vão para a casa de uma das avós. Um detalhe extremamente relevante é manter-se motivado para trabalhar mesmo sem o acompanhamento próximo do chefe e de colegas.

Quais são as vantagens do Home Office?

Horários mais flexíveis, proximidade da família, redução dos custos e uma vida livre do estresse no trânsito – a mobilidade urbana é uma questão a ser resolvida também no interior.

Sozinho, em casa, você fica mais focado e a interrupção no trabalho praticamente não existe, ou seja, a produtividade é maior e melhor. A independência de horários também é ponto positivo.

Quais são as desvantagens do Home Office?

No meu caso, por prestar serviço para uma empresa fora da minha cidade há situações em que é necessária uma reunião que não seja virtual, via Skype, por exemplo. Eu, particularmente, sinto falta de estar com as pessoas no ambiente corporativo. Somos “sociais” e não se pode dizer que o ambiente virtual cumpra essa função na sua totalidade. O café com os amigos, o almoço, o encontro no corredor é algo inerente ao ser humano. Muitos insights surgem desses encontros físicos.

Mas um dos problemas comuns de se trabalhar em casa é o barulho excessivo das crianças ou outras pessoas da família. É importante ter um local especial e adaptado para o trabalho em casa e contar com a compreensão de todos.

Essa é uma questão cultural, ainda, mas não estar sob os olhos do gestor pode frear o avanço na carreira. Geralmente as pessoas tendem a projetar uma promoção para pessoas que “estão por perto”. Para ultrapassar essa barreira é necessário um esforço maior para que o gestor (muitas vezes desatento) o veja como um profissional produtivo.

6 Comentários leave one →
  1. 12/04/2011 0:30

    Caro Masini, salve!

    Em 1994 criei o ofício de consultor doméstico em informática. Minha missão era atender os raríssimos profissionais que trabalhavam com Home-Based. Meus primeiros clientes foram professores universitários. Depois, os jornalistas passaram e ocupar o 1º lugar

    De tanto conviver com essa profissão que em 2005 fiz vestibular para Jornalismo na Universidade Católica de Brasilia. Trabalhei na TV Manchete, SBT, Jornal de Brasilia e Correio Braziliense.

    Ao criar uma ocupação, acabei por descobrir minha vocação.

    Bração e boa $orte,
    Quemel

  2. Giselle permalink
    08/04/2011 23:19

    Olá!
    Tenho interesse em estar iniciando como Home Office, mas existem muitas empresas e elas geralmente cobram por um material inicial.
    Tenho receio de ser uma emboscada.
    Você poderia me indicar algumas empresas que tem esse trabalho e que trabalham de maneira séria?
    Obrigada.

    • 11/04/2011 12:05

      Olá, Giselle.

      Desculpe-me, mas não entendi sua pergunta. Será que você compreendeu o texto e o que significa home office?

      [ ]’s

Trackbacks

  1. Pecados no trabalho: sentimentos negativos que atrapalham a carreira « Marcos Masini: Jornalista, Redator WEB, Conteúdo para Mídias Sociais – Franca-SP
  2. O perfil do profissional de redes sociais « Marcos Masini: Jornalista, Redator WEB, Conteúdo para Mídias Sociais – Franca-SP

Deixe um comentário

