Skip to content

Sites de vagas de emprego como o da Catho funcionam?

31/03/2011

O especialista financeiro Fabio Cukier convidou membros do Business & Jobs Brasil (grupo criado no LinkedIn, uma networking, da qual faço parte, para profissionais e negócios) a postarem opiniões sobre o retorno efetivo que o site da Catho,  espaço para classificados de vagas e currículos, oferece a seus clientes. Segundo o especialista este e outros – Vagas, Infojob e Manager – não correspondem às expectativas.

Participaram da discussão jornalistas, publicitários, administrador de empresas, psicólogos, engenheiros, profissionais de informática e outras áreas. Até o momento a discussão alcançou 286 comentários.

Segundo Sergio  Skarbnink, diretor de desenvolvimento de negócios da Paulista, o tipo de abordagem de serviços como o da Catho é totalmente inadequado para posições mais seniores. “Não tem critérios apropriados e criou tamanha imagem negativa que os endereçados, na sua grande maioria, deleta direto os e-mails. No Brasil este processo de busca de empregos tem que ser muito aprimorado”, explicou o diretor ao grupo.

Para Robson Lelles, especialista em planejamento, estratégia e tática em TI, o ideal é responder rapidamente às vagas que entram na inbox, o que aumentaria as probabilidades de convocação. “Utilizo Catho, Vagas.com e Manager. Tenho realizado entrevistas oriundas desses três sites (Manager, Catho, Vagas.com). É claro, há momentos em que as vagas rareiam ou se concentram mais em um do que em outro”, garante Robson.

Camila Dias, assistente de marketing da PTC disse que assinou a Catho em Abril de 2009 até Junho de 2010. “Fiz um grande investimento, participei de muitas entrevistas mas, sempre na “reta final”, tinha alguém que era indicado e acabava ficando com a vaga. E claro, muitas delas que não tinham o meu perfil”, revela.

O desenvolvedor de projetos da Philiphs Luis Fernado Nogueira pondera a discussão e diz que não se pode dizer que esses sites não funcionam. “Conheço caso de pessoas que conseguiram emprego somente com os 7 dias gratuitos da Catho, como também conheço profissionais que ficaram 1 ano pagando e não obtiveram nenhum retorno”, justifica. “Eu já fui chamado para algumas entrevistas pelo Vagas.com. Não sei se estou certo, mas acredito que depende muito da área e do mercado atual”, completa.

Dos 286 comentários deixados no tópico, avaliei  os 32 que aparecem na primeira tela do grupo no LinkedIn. Destes, 26 disseram não ter tido nenhum retorno, enquanto 6 afirmaram ter obtido uma ou outra proposta de algum dos sites citados, mas que não foi finalizada, ou seja, não resultou em contratação.

E para finalizar deixo as Dicas para procurar emprego no próprio LinkedIn, escritas por Jordi Bordes, diretor da Empirica Influentials & Reserach, S.L.

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. 19/01/2017 16:26

    Trabalho há 30 anos em R.H, esta CATHO, é uma máfia, não assinem, não confiem, não paguem, é uma quadrilha…, não sei como a justiça ainda não desmantelou…este lixo, anunciam vagas que não existem, o cara no desespero, assina e paga, emprego que é bom nada…, nada…

  2. Sergio Valentini permalink
    19/01/2017 16:24

    Possuo 30 anos em R.H, não conheço nada mais desonesto que esta máfia CATHO, não assinem, não confiem, as vagas não existem…

  3. David permalink
    07/12/2016 9:46

    É realmente tenho visto muitas pessoas reclamarem deste site de emprego, eu mesmo já me cadastrei na catho por muito tempo e não consegui nada durante um ano, mas gostaria de saber qual o caminho agora que estes sites não estão mais funcionando ?

  4. HildaIzidroDosSantos permalink
    24/04/2016 16:28

    porque nao recebo resposta de enpregos

  5. alex permalink
    23/03/2016 12:44

    eu ia cai nessa roubada obg lucio

  6. ubiferraz25@gmail.com permalink
    05/08/2015 11:37

    As agencias banalizaram todos os tipos de processos seletivos oriundos da internet a terceirização destes serviços formou um gargalho tão profundo que devemos considerar o fato de que estas agencias estão represando a grande maioria das vagas.
    Grandes Empresas possuem uma equipe que ela mesma faz a divulgação e recrutamento das vagas encurtando o processo e criando com o candidato um vinculo de respeito e solidariedade eu acho que a forma antiga de acordar cedo imprimir um bom currículo e entregar em um balcão ou na mas mãos de um gerente de Loja é a forma mais sensata neste momento.

    Só pra finalizar participei de um processo seletivo de agencia no qual a Entrevistadora parou para atender o namorado no meio do processo.

    Imagine para que este desempregado e vai participar dos processos seletivos ter uma experiencia dessa ele perde todo o respeito pela agencia..

    Tenho certeza absoluta de que os processos estão minados e há profissionais de ponta contando com as vagas que aparecem nos sites..

  7. Ricardo permalink
    06/03/2014 17:26

    Fiz um cadastro em um site destes, me ligaram aqui em casa me pedindo o numero do cartão, então não dei é óbvio, a tarde me ligou uma pessoa dizendo q era de uma empresa que eu nunca tinha ouvido falar, bem até tudo bem, possa ser q eu seja um pouco ignorante, então o rapaz me disse algumas coisas e etc e tal, ai me perguntou se eu gostaria de fazer uma entrevista lá no E.S. moro em Minas, bem até ai tudo bem viajaria, então ele me perguntou quais são minhas perspectivas de futuro, disse a ele, vou trabalhar por uns 10 anos e depois fazer mestrado, doutorado…. Então ele me disse: – Ah ! Que pena você quer continuar nos estudos e isso não é bom pra empresa e desligou, sério que empresa que quer um funcionário burro e estagnado? Dai pensei, qual é a treta, esses site são todos furadas, eles ficam te cadastrando e cadastrando e vc pagando, põe uns otários pra ligar de vez em quando e leva tudo assim na tramoia, não me cadastro mais nestas porcarias. E cabe a policia verificar isso, pois isso é roubo.

  8. Cistina Costa permalink
    09/01/2014 23:07

    Faço coro com os descontentes! É roubada pagar para estes sites. Até porque em uma rapida pesquisa verifica-se que em quase todos as “vagas” são as mesmas! E eles ainda repassam seu curriculo para outros sites, expondo seus dados de forma inescrupulosa! É uma forma de ganhar dinheiro fácil, aproveitando-se do desespero das pessoas desempregadas. O fato é o seguinte: o que funciona mesmo para se arrumar emprego no Brasil é o velho QI – “Quem Indicou”, e ponto. O resto, é estelionato.

    Abraços
    Cristina Costa

  9. joão permalink
    01/11/2013 21:44

    Concordo pois já enviei mais de 115 curriculos e ate agora nada, esta catho é uma grande mentira não vai nessa.

  10. Lúcio permalink
    17/07/2013 8:21

    Bom dia

    Venho informar o ocorrido comigo para que o mesmo não aconteça com mais pessoas, mesmo sabendo que antes de acontecer comigo eu estava ciente da índole da Catho. Pois antes de contratar o serviços desta empresa sanguessuga, eu havia feito pesquisas e tinha visto as centenas de relatos de pessoas lesadas por este conto do vigário.
    Inicialmente assinei um plano da Catho, pois como 99% das pessoas lesadas pela empresa (se é que se pode chamar de empresa, nome mais adequado seria QUADRILHA) eu estava desempregado e desesperado para conseguir algo rápido. Assinei um plano de 5 parcelas de 59,99 e comecei a usar, pois um amigo meu me falou que conseguiu algumas entrevistas na CATHO. Detalhe, meu nível de escolaridade é de ensino superior completo, com algumas certificações e mais de 5 anos de experiência na área de TI. Criei um currículo e me candidatei a diversas vagas durante 3 meses e nada de entrevistas. Alguns dias após a decepção consegui um emprego que um amigo meu me indicou. Como já estou empregado e extremamente decepcionado com a Catho, resolvi cancelar meu plano, ai veio o primeiro golpe. Para fazer o cancelamento imediato eu teria que pagar uma multa, caríssima por sinal. Havia outra opção de cancelamento automático, que dizia que cancelaria o plano após o pagamento da ultima parcela. Escolhi esta opção, justamente pela SINUCA DE BICO QUE O ESPERTINHOS TE COLOCAM. Ao contar o fato para um primo meu que é advogado, o mesmo me orientou a entrar com uma ação na justiça, porem disse a ele que iria aguardar, pois achava que tudo iria acabar MENOS PIOR.
    Finalmente paguei a ultima parcela e imaginava que tudo estava acabado, quando de repente vejo na fatura do próximo mês PARCELAS 1/3 VALOR 59,99 CATHO ONLINE LTDA. A empresa utilizou os dados do meu cartão para gerar uma nova cobrança sem minha autorização. Entrei no site para tentar cancelar. Porem não aparece mais nenhuma opção de cancelamento.
    Agora sim FUI ROUBADO NA CARA DURA.
    Liguei para meu primo e ele me pediu para jutar o máximo de informações possíveis para iniciarmos o processo.

    Estou indignado e posto este relato para esta empresa não continue aproveitando do desespero de pais de família, como eu , para sugar o restinho de dinheiro que ainda sobra de um lar.

    Irei colocar este relato no máximo de sites e blogs que eu puder, pois este golpe não pode continuar tão descaradamente.

    LÚCIO THADEU COELHO DE MOURA
    61 82694223
    61 30429329

    • 17/07/2013 14:44

      Poxa, Lúcio, que coisa! Relatos de pessoas que não conseguem entrevistas é muito comum, por isso a razão deste meu post. Mas nunca tinha ouvido falar do seu.

      • Ronado permalink
        09/03/2016 23:04

        É muito triste saber que em todos os momentos de nossa vida somos roubados por pessoas inescrupulosos.

    • Ronado permalink
      09/03/2016 23:07

      Estou desempregado mas não sabia desta informação.

    • alex permalink
      23/03/2016 12:46

      valeu parça me salvou estava com duvida

Trackbacks

  1. Sites de vagas de emprego como o da Catho funcionam? « Marcos … | Midia Social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: