Skip to content

Robert Bunsen: doodle do Google homenageia químico alemão

31/03/2011

Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen foi um dos cientistas mais admirados de sua geração. Foi professor dedicado, de temperamento gentil, um verdadeiro mestre. E por falar em dedicação, Robert Bunsen era facilmente encontrado em seu laboratório. Muitas foram as suas descobertas – nenhuma foi patenteada.

Ele pesquisou muito com emissões espectrais de elementos químicos aquecidos e também descobriu o césio e o rubídio e forneceu os primeiros suportes experimentais para a teoria de radicais em compostos orgânicosBunsen aperfeiçoou um queimador, conhecido atualmente como bico de Bunsen (ou queimador de Bunsen), inventado pelo físico-químico britânico Michael Faraday. Esta é uma das ferramentas de laboratório mais utilizadas e reconhecidas até os dias de hoje. A invenção do Bico de Bunsen abriu o campo da espectroscopia química. Pela primeira vez era possível se observar, sem interferência da fonte, as linhas de emissão espectral dos elementos, tais como o Rubídio e o Césio.

O cientista se dedicou no desenvolvimento de várias técnicas utilizadas na separação, identificação e medição de variadas substâncias químicas. Ele também fez uma série de melhorias em baterias de química para uso no isolamento de quantidades de metais puros, inclusive uma conhecida como a bateria Bunsen.

Ele lecionou por muitos anos na Universidade de Marsburg (1838-1851), mas é mais associado com a Universidade de Heidelberg, onde trabalhou de 1852 até sua aposentadoria em 1889.

Curiosidades de Robert Bunsen

–  Bunsen era filho de um professor de línguas modernas na Universidade de Göttingen, na Alemanha e obteve seu doutorado naquela universidade em 1830

–  Sua descoberta do uso do óxido de ferro hidratado como um agente precipitante é, ainda, o melhor antídoto conhecido para combater o envenenamento por arsênico. Sua dedicação aos estudos quase lhe tirou a vida por envenenamento de arsênio.

– Perdeu a visão de um olho, quando uma explosão projetou um fragmento de vidro no seu olho.

– Em 1841 Bunsen criou o eletrodo de carbono que poderia substituir o caríssimo eletrodo de platina utilizado na bateria de Grove.

– Nunca se casou

– Ao aposentar se dedicou a geologia e mineralogia.

– Nasceu em Göttingen, 31 de março de 1811 e morreu em Heidelberg, em 16 de agosto de 1899.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: