Skip to content

Doodle do Google celebra os 137 anos que faria Harry Houdini

24/03/2011

Talvez o nome Ehrich Weiss não lhe seja familiar, mas certamente você conhece Harry Houdini. Houdini era o nome artístico de Ehrich Weiss, húngaro nascido em 24 de março de 1874 em Budapeste, capital da Hungria. O doodle do Google de hoje faz homenagem a ele.

Harry Houdini foi um dos mais famosos escapistas e ilusionistas da História. Enganar as pessoas é um ofício antigo. Nesse caso não há mal nenhum, pois enganam-se os olhos e não traz prejuízo aos bolsos.

Houdini foi para os Estados Unidos com a família quando tinha quatro anos. Pobre, ele começou a trabalhar cedo. Foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista.  Mas a habilidade dos truques de escapismo teve início quando ele trabalhou como ferreiro.  Um dia, Houdini tentou abrir um par de algemas cuja chave um policial perdera. Houdini tentou de todas as maneiras, porém sem sucesso. Foi então que ele teve a ideia de pinçar a fechadura para abri-la. Ele conseguiu e a maneira como o fez serviu de base para abrir todas as algemas que empregava em seus truques.

A partir daí, Houdini afinou suas habilidades e começou se apresentar como mágico. Ele se libertava de algemas, correntes e cadeados, dentro de caixas, de tanques com água ou sem água, etc. O mágico tinha a destreza de ficar por muito tempo embaixo d’água sem respirar.

Harry Houdini fez do palco sua vida. E foi nele que o mágico morreu. Ao apresentar-se em Montreal, no Canadá, exibindo a força que tinha no tórax, um boxeador amador, acreditando ser ele invencível, invadiu os bastidores e lhe desferiu golpes no abdômen. Os socos romperam o apêndice, e quase uma semana depois Houdini morreu num hospital de Detroit.

O mágico, no entanto, não trazia só alegrias com seus truques. Ele era odiado por desmascarar médiuns e pessoas que diziam ter poderes sobrenaturais.

A vida de Houdini virou filme (Houdini, o Homem Miraculoso, no Brasil). A película é datada de 1953 e foi dirigida por George Marshall.

No Brasil, Issao Imamura é considerado o maior ilusionista brasileiro e o sétimo no mundo. Outro mágico/ilusionista de destaque no país é jovem Kronnus, que vem atuando constantemente no mercado.

Para quem gosta da arte uma boa sugestão é o Box Mestres do Ilusionismo + DVD O Ilusionista (5 DVDs). Na loja americanas você pode comprar o kit por R$21,90.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 28/03/2011 19:48

    Assim que eu vi a ‘homenagem’ na página principal do google, pensei: “Essa é uma pauta do blog do Masini”. Não deu outra, haha. Pronto, já estou em sintonia com você.
    Abraço, amigo.

Trackbacks

  1. Doodle do Google celebra os 137 anos que faria Harry Houdini … | Midia Social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: