Skip to content

Programa detecta casos de plágio em trabalhos e artigos científicos

16/03/2011

A Internet é um mundo novo sem porteira (frase adptada da clássica mundo velho sem porteira). Ela possibilita desde pesquisas sobre assuntos corriqueiros como também de temas complexos. No entanto, há de tomar cuidado com a credibilidade das informações.

Mas esse artigo trata de certo tipo de pesquisa que tem criado polêmica no ensino superior. Apesar de não haver um dado especifico sobre a quantidade de artigos plagiados, sabe-se que há inúmeros casos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) ou artigo científicos que simplesmente receberam CtrlC + CtrlV – o famoso copia e cola.

Mas hoje já existe um programa para as universidades detectarem o plágio. O nome do produto é “Turn it in” da empresa Systems. O software aponta o trecho que o estudante copiou, além de gerar uma porcentagem do quanto o texto é original. Para ser usado a instituição precisa ter um convênio com a empresa e pagar um custo médio de quatro dólares por estudante.

Como funciona

O professor cria uma pasta e os estudantes enviam seus documentos em formatos Word, PDF ou HTML. A partir do momento que o documento está na plataforma, o sistema avalia a originalidade do trabalho.

Quando a análise é completada os parágrafos plagiados aparecem coloridos. O sistema também gera uma porcentagem do quão original é o texto. Ele também mostra as fontes que o estudante usou para escrever o artigo.

O programa tem no banco de dados mais de 90.000 títulos, entre livros e revistas. Além da revisão feita com milhões de páginas na web e a coleção com mais de 130 milhões de trabalhos de outros estudantes do mundo inteiro.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. andrea natalia permalink
    11/01/2012 9:59

    Olá marcos,
    sua resposta ao professor Manuel Fernandes foi DEZ, gostaria de que a ética fosse a máxima dos alunos que busca uma formação para ser principalmente educador, pois em outras áreas talvez se tivéssemos professores formados com “a honestidade nos estudos e […] um pouco mais de qualidade e diversidade nos estudos científicos” com certeza teríamos profissionais que poderiam contribuir para a resignificação de uma sociedade que respeite a diferença e a diversidade; não teríamos trabalhos nos modelos canônicos das ciências modernas e sim trabalhos que realmente apresente duvidas , angustias, desejos, e ideias do pesquisador; algo que apresente coisas diferentes com óculos diferentes, metodologias são descaminhos como diz Costa Vorraber; ou uma desconstrução de paradigmas que já não explicam coisas atuais.
    Cara colega gostaria de ter acesso a esse programa, mas trabalho em instituição privada e com certeza ainda não será adquirido esse acessório interessante e que viabiliza e ainda amenizar árdua tarefa docente de vasculhar parágrafos por parágrafos o plagio ou não.
    Um grande abraço

    Andréa Natália
    Professora

  2. 26/03/2011 15:17

    Verdade, uma maravilha! Pena que seja tão caro o acesso ao serviço, pois os professores (desde a graduação) deveriam ter a possibilidade de fazer esses rastreamentos. O aluno teria mais dificuldade de chegar a uma pós apenas no base do Ctrl+c e Ctrl+v.

    Abraço

    • 29/03/2011 11:11

      Olá, professor.

      Grato pela visita e comentário.

      Será que o preço da ferramenta não vale a pena se fizermos a continha do custo X benefício?

      A longo prazo seria uma maneira a mais de “incentivar” (mesmo que pela força) a honestidade nos estudos e em garantir um pouco mais de qualidade e diversidade nos estudos científicos.

      [ ]’s

  3. 16/03/2011 16:38

    Olá Marcos,

    Este programa é o sonho de qualquer professor, e é o pesadelo de qualquer aluno hehehe

    Abraços e parabéns pelo site =)

    Jessica Corais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: