Skip to content

Marina Silva é indicada ao prêmio Personalidade do Ano GreenBest

11/03/2011

Marina Silva está entre os dez finalistas na categoria “Personalidade do Ano” do Prêmio de Consumo e Iniciativas Sustentáveis GreenBest. O Personalidade do Ano do GreenBest vai oferecer dois prêmios em cada categoria, um por voto popular e outro por votação oficial da Academia GreenBest, formada por especialistas no tema. A votação popular vai até dia 16 de março. Vote em Marina aqui. (não esqueça de confirmar o voto no topo da página)

Interessante lembrar que durante os cinco primeiros anos do governo Lula (2003-2008), expressivos resultados foram obtidos na área ambiental, à época sob a condução da ex-senadora Marina Silva (PV-AC).

No Ministério do Meio Ambiente, uma das conquistas de Marina foi o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios. Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu quase 60% entre 2004 e 2007 e evitou que mais de 4 bilhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. Foram criadas mais de 24 milhões de hectares de unidades de conservação, sendo a maioria delas na frente de expansão da fronteira predatória. Mais de 1.500 empresas ilegais foram desmanteladas, com a prisão de 700 pessoas. A apreensão de madeira somou um milhão de metros cúbicos, o que corresponde a uma fila de 500 km de carretas carregadas de madeira.

No governo do presidente Lula, Marina buscou transformar a questão ambiental em uma política de governo, que quebrasse o tradicional isolamento da área. Foi assim que o governo lançou o Plano Nacional de Recursos Hídricos, o Plano Nacional de Combate à Desertificação e criou duas importantes novas instituições: o Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Chico Mendes. Também baseado nessa diretriz, o ministério, por intermédio do Ibama, passou a ser ouvido prioritariamente antes da licitação dos blocos de petróleo. Além disso, ampliou muito os espaços para o exercício do controle social, como por exemplo, a realização de três Conferências Nacionais de Meio Ambiente, que mobilizaram mais de 11 milhões de pessoas nas versões adulta e infanto-juvenil.

Durante a campanha presidencial de Marina fiz parte da Equipe de conteúdo, monitoramento e relacionamento em Mídias Sociais (ainda continuo atuando pró-Marina, via MVL – Comunicação) –, as emissões de CO2 foram medidas e serão compensadas. O projeto está em fase final.

Fora o tema ecologia – hoje, Marina é mundialmente reconhecida por sua luta em favor do desenvolvimento sustentável  -, Marina foi uma das únicas a votar contra o aumento dos deputados e senadores.  E na fase final do mandato como senadora ela apresentou uma proposta para que a Lei de Improbidade Administrativa sofra mudanças e passe a punir com maior rigor as pessoas envolvidas em desvio de verbas públicas.

Ah! E para quem ainda não leu, recomendo: Marina – A vida por uma causa, o livro conta a história da senadora desde o seringal onde nasceu e passou a infância, sua mudança para a capital do Acre, os estudos, o ingresso nos movimentos políticos, sua conversão, entre outros detalhes ainda desconhecidos de uma trajetória de lutas e sucessos.

Eu sempre procurei ficar fora do mundo político, mas Marina me fez ver a famosa luz ao final do túnel. Ela é uma pessoa com virtudes e defeitos, mas é inegável que Marina realmente é iluminada.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: