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Estratégia simples, criativa e surpreendente da holandesa KLM

22/02/2011

Veja só a estratégia da holandesa KLM em usar as redes sociais para surpreender e agradar seus passageiros que aguardavam por seus voos no aeroporto de Schiphol (Amsterdam), em novembro do ano passado.

Os usuários deviam fazer seu check-in no Twitter criado especialmente para a ação, KLM Surprise (http://twitter.com/klmsurprise) ou no Foursquare. Logo a equipe da KLM fazia uma busca nas redes sociais para descobrir as preferências/hobbies do passageiro alvo e, ali mesmo no aeroporto, faziam um rápido brainstorming para decidir qual presente poderia agradá-lo.

Alguns podem se perguntar qual a ação efetiva de afetar apenas algumas pessoas com essa ação, só que essas pessoas, ao serem surpreendidas, se tornam potenciais embaixadores da marca nas redes.

As propostas na rede são muitas vezes simples – ok! depois da onça morta aparecem os caçadores.  Mas a verdade é que as ações devem estar dentro do contexto básico (mal feito pela maioria) do uso das redes sociais: a interatividade, o relacionamento, o deixar o outro falar e fazer.

Dica da jornalista Camila Rossi, da MVL Comunicação – Trabalhamos juntos no comitê da Marina Silva na Vila Madalena

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