Skip to content

Google faz homenagem aos 84 de Tom Jobim

25/01/2011

O Google não faz apenas homenagens para os grandes gênios da música clássica da Europa ou para cientistas e filósofos de séculos passados. Com muita alegria o doodle do Google desta terça-feira (25) é em homenagem aos 84 anos que faria Antônio Carlos Brasileiro Jobim ou simplesmente Tom Jobim caso estivesse vivo. O Google criou uma imagem especial (doodle) na página de pesquisa com o chapéu panamá, óculos e piano, objetos característicos de Jobim.

E por falar em gênios da música clássica, Tom Jobim era amante do gênero musical, em especial as de Chopin, Debussy e Heitor Villa-Lobos, tanto é que em suas canções eram de harmonia requintada e letras bem laboradas, consagrando-se como um dos maiores compositores do século XX.

Em canções como Garota de Ipanema, Dindi, Insensatez, Corcovado, Águas de Março e Sabiá, o excelente pianista, que cantava com voz pausada, suave e meiga, encantou o mundo, reconhecido por músicos como Stan Getz e Frank Sinatra. Aliás, em 2005, a música “The Girl From Ipanema“, versão em inglês para “Garota de Ipanema”, de Tom e Vinícius de Moraes, foi eleita uma das 50 Grandes Obras Musicais da Humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano.

Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927 e tendo e seu nome a palavra Brasileiro, quis o destino que pouco antes de lançar “Antônio Brasileiro” – que seria seu último álbum – Tom Jobim nos deixasse. O compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista morreu de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga, em 8 de dezembro de 1994, na cidade de Nova Iorque.

Curiosidades sobre Tom Jobim

– Tom Jobim compôs cerca de 250 músicas. Foi autor de trilhas para o cinema, em filmes como “Gabriela”, de Bruno Barreto, e “Eu Te Amo”, de Arnaldo Jabor, e também de novelas.

– A natureza era uma das preocupações do compositor, que gostava de freqüentar o Jardim Botânico do Rio. Ele era ferrenho defensor do meio ambiente e fez o principal show da Eco-Rio 92.

– Duas biografias relatam a vida do músico. A primeira, “Antônio Carlos Jobim – Um Homem Iluminado” foi lançada em 1996, pela irmã de Tom, Helena Jobim. No ano seguinte, o jornalista Sérgio Cabral lançou “Antonio Carlos Jobim – Uma Biografia”.

– O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim ‘, só por pressão junto ao Congresso Nacional de uma comissão de notáveis, formada por Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro, Antônio Cândido, Antônio Houaiss e Edu Lobo, criada e pessoalmente coordenada pelo crítico Ricardo Cravo Albin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: