Marketing Político e Marketing Político Digital
O marketing político está relacionado com a formação da imagem a longo prazo. É algo mais permanente. “…consiste em implantar técnicas de marketing político e comunicação social integrados, de forma a conquistar a aprovação e simpatia da sociedade, construindo uma imagem do candidato que seja sólida e consiga transmitir confiabilidade e segurança à população elevando o seu conceito em nível de opinião pública.” (Carlos Augusto Manhanelli).
Este possui três fases: pré-eleitoral, eleitoral e pós-eleitoral e não permite campanhas de improviso. O Marketing Político está aliado a ações moderadas diárias. Uma campanha durável em necessita de uma equipe com profissionais especializados.
Segundo Frederico Perillo, coordenador do projeto Sempre um Papo – trabalha com Marketing Político e Comunicação Corporativa desde 1989 -, Marketing Político não ganha campanha. “Quem ganha campanha é o candidato. Marketing ajuda o candidato a maximizar seus pontos fortes e atenuar seus pontos fracos. Atualmente o Marketing político eficiente está ligado também ao valores que engrandecem o candidato, ou seja, a ética, a decência, um discurso novo e objetivo, perfil conciliador.
Marketing Político Digital
Já o planejamento de todas as ações a serem realizadas no Marketing Político Digital nas Mídias Sociais é o primeiro passo para os que pretendem utilizar Orkut, Twitter, Facebook, YouTube não só durante o período eleitoral, como comumente é idealizado.
O planejamento tem por objetivo identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças bem como verificar público-alvo, principais concorrentes e seus objetivos nas redes, identificar as redes sociais mais adequadas e o tipo de linguagem abordada.
Diferentemente do Marketing Político tradicional, o sucesso de uma campanha online esta intimamente ligado com a questão da interatividade. No ambiente das redes sociais “quem manda” são as pessoas, não os candidatos. A força da campanha está com o engajamento dos voluntários, vide cases Obama e Marina Silva. A internet é formada por inúmeros emissores/receptores que se comunicam com outros emissores/receptores, juntos eles multiplicam a voz das ideias e dos ideais do candidato.