Skip to content

Dilma, Serra, nulo ou indeciso?

20/10/2010

Charge original do excelente Edra aqui. A cabeça e uma caricatura do meu rosto e foi inserida por mim

Com Marina fora do páreo estou em dúvida se escolho Serra ou Dilma. Como combati o voto nulo, útil e branco, não seria coerente se optasse por uma dessas vias. E por isso estou analisando, ainda. Marina como bem disse Paulo Soter, da Agência Estado, colocou sobre a mesa questões estratégicas que o Brasil terá de confrontar nos anos à frente se quiser tornar-se um país mais competitivo, próspero e relevante num mundo em rápida transformação. E é isso que eu queria para o Brasil.

Mesmo sabendo das dificuldades que Marina encontraria para colocar em prática seu programa para Um Brasil Justo e Sustentável, a presença dela como presidente já ocorreria em uma mudança da política, ou seja, de ter projetos e programas de governo e na apenas projetos de poder.

A minha indecisão ganha corpo quando reconheço, assim como Marina, os avanços – na no sentido de modernidade que propõe Marina, por exemplo – que o país teve, iniciado na era FHC e aperfeiçoado na gestão Lula. Como também reconheço os erros e a corrupção no governo tucano e o atraso político que se tornou o PSDB atual, representado por Serra. Estou pesando também a corrupção desmedida e escancarada da era Lula, a indagação da candidatura Dilma e a ressurreição de José Dirceu e do programa de poder (não de governo) que ele representa.

Hélio Bicudo e Leonardo Boff – duas figuras históricas da esquerda brasileira, ajudaram a fundar e estruturar o PT, mas, no primeiro turno, apoiaram a candidata do PV, Marina Silva -, e, apesar de já terem decidido o voto no segundo turno, representam os prós e os contras e reforçam o quanto está difícil decidir.

Em entrevistas concedidas a Sérgio Roxo e publicadas pelo jornal O Globo, Hélio Bicudo diz ter optado pelo PSDB porque teme que a permanência do partido comandado por Lula leve a uma “mexicanização da política brasileira”, piorando a corrupção que ele critica na atual gestão. Boff diz que corrupção faz parte da política, e que é inegável o sucesso da “ideia original” do Partido dos Trabalhadores — atender os marginalizados e excluídos. Num ponto, concordam o jurista e o teólogo que foi punido em 1984 pelo então cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, por sua defesa da Teologia da Libertação: o aborto e a religião não são temas para uma discussão entre candidatos a presidente.

Em tempo1: Não é correto culpar Marina pela situação do segundo turno como alguns têm espalhado nas mídias sociais ou nas rodas de conversa. Afinal, sua candidatura foi verdadeira (veja artigo da jornalista Ateneia Feijó) e uma ótima opção para o Brasil. Se escolheram por Dilma e Serra, porque acusá-la de culpa por não definir apoio para um dos dois?  Cada brasileiro fez a sua escolha e é responsável por ela.

Em tempo2: Aproveito para opinar sobre as pesquisas em época de eleição. Sempre fui contra a divulgação destas pesquisas. Brasileiro ainda tem uma mania de votar em quem está na frente. E tal fato mais prejudica o processo democrático do que o ajuda. Uso como base, para não prolongar ainda mais meu texto, este artigo do cientista político Bruno Lima Rocha.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Adriana permalink
    22/10/2010 9:15

    Dilma jamais… só votaria no Serra para que a Dilma não ganhasse …. isto se o meu voto fosse o de minerva… fora isto NULO NELES!!!!!
    😀

  2. Patty permalink
    20/10/2010 12:56

    Vc BEM sabe que optei por Marina, mas agora está difícil decidir entre branco e Serra. Dilma jamais!
    Mas, como somos seres pensantes, não seria um apoio de Marina que influenciaria em alguma decisão, por exemplo, se ela apoiasse a Dilma, alem de eu ficar decepcionada (já que a neutralidade foi a opção mais correta por conta de todo processo da sua campanha), continuaria com a mesma dúvida.
    Bjs

Trackbacks

  1. Tweets that mention Dilma, Serra, nulo ou indeciso? « Marcos Masini: Jornalista, Redator WEB, Conteúdo para Mídias Sociais – Franca-SP -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: