Skip to content

Quais são as mídias sociais com maior número de usuários no Brasil?

31/07/2010

As mídias sociais são a grande febre quando o assunto é comunicação, relacionamento, comportamento, tecnologia e Internet. Toda a imprensa tradicional – a nomenclatura aceita por esta é imprensa clássica -, é obrigada a cobrir e ficar atenta ao buzz do momento na rede ou mesmo a quanto andam os números, o ranking, as redes campeãs de audiência no Brasil.

Os números apresentados enchem os olhos. Mas antes de mostrar a lista das mídias sociais com maiores usuários do Brasil – uma pesquisa realizada pelo Ibope Net Ratings -, é necessário mostrar o outro lado da moeda.

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Barracuda Networks indicou 30% das contas do Twitter não são atualizadas nunca e 1,67% delas foram suspensas por uso indevido no primeiro semestre de 2010. A companhia analisou 25 milhões de contas do microblog.

Apesar do alto número de contas inativas, não só no Twitter – este que não tem crescido mais como antes, não podemos negar a força que as mídias sociais têm. Portanto, um alerta: A pior forma de se adaptar a elas é ignorá-las.

Ponderação feita, eis abaixo o ranking das mídias sociais com maior número de usuários no Brasil apresentado pelo Ibope Net Ratings:

1.Orkut – 26 milhões
2.Youtube – 20 milhões
3.Twitter – 9.8 milhões
4.Facebook – 9.6 milhões
5.Yahoo Respostas – 5.5 milhões
6.Flickr – 3.5 milhões
7.Ning – 3 milhões
8.Sonico – 2 milhões
9.Myspace – 1,5 milhão
10.LinkedIn – 1,5 milhão

UPDATE – 2013

De 2010, data deste post, para cá, muita coisa mudou. Outras redes surgiram e algumas ganharam muito mais usuários. Confira números das redes mais populares no Brasil.

FACEBOOK: Atualmente são mais de 67 milhões, uma alta de 458%. E a possibilidade de crescimento ainda pode ser maior, já que a penetração da Internet no Brasil ainda está em fase de crescimento.

TWITTER: o Brasil é hoje em dia o segundo país com o maior número de usuários em todo o mundo. Mais de 33,3 milhões de brasileiros possuem contas no Twitter, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que contam com cerca de 108 milhões de usuários.

YOUTUBE: O tempo médio gasto no Youtube no Brasil cresceu 5% (140 minutos), mesmo o tempo ter caído 3% (161 minutos) em todo o mundo. Em dezembro de 2012, a quantidade de vídeos assistidos on-line por espectadores no Brasil subiu de 109 (dezembro de 2011) para 129, representando um crescimento de 18%.

O INSTAGRAM divulgou que possuiu 100 milhões de usuários no mundo (ela não informa os dados brasileiros) ativos por mês no aplicativo que foi comprado pelo Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: