Skip to content

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce

02/06/2010

Nos versos de Fernando Pessoa damos uma magistral entrada para falarmos sobre os sonhos. O ser humano é dotado da incrível magia de sonhar. Quando crianças sonhamos com o brinquedo da vitrine, na adolescência com o amor proibido, na juventude com a faculdade e quando adultos sonhamos com um casamento feliz, com a casa própria e com uma família harmoniosa.

Sonhos!

De onde eles surgem? Por que sonhamos?

São vários os estudos e diferentes as respostas. A psicanálise explica o sonho como uma busca de solucionar conflitos e anseios que não foram plenamente satisfeitos no dia-a-dia. Freud acreditava que o sonho é uma forma particular de pensamento, que só se torna possível devido as condições favoráveis do sono. Resumindo, o sonho seria nada mais do que a realização de um desejo reprimido.

Mas espere um pouco. O que estou a escrever? Eu não quero ocupar um espaço com um artigo científico sobre sonhos, na verdade, eu quero é mostrar o lado bom do sonho.

Você sabia que tem gente que sonha alto? É isso mesmo, tem gente que sonha com a paz mundial, com a erradicação do analfabetismo, com um ótimo emprego ou a tão sonhada promoção, moradias e comida para todo mundo. Tem gente que sonha em se tornar presidente para que os sonhos de uma verdadeira nação se tornem reais, mas, neste caso, basta pouco tempo para isso tudo se tornar pesadelo…

Sonhos!

Qual é o seu? Ele é pequeno, médio, grande e parece impossível? Não importa o tamanho, mas que ele seja colorido. É isso aí, abuse, sonhe bastante, voe alto e sinta a alegria de como seria ver seu sonho realizado. Eu sempre digo um ditado: “Para sonhar, não se paga nada”, pelo menos por enquanto.

Certo poeta se perguntava: Vale a pena sonhar? Pensar que determinada coisa nos fará ser mais feliz, mas e se ela não se realizar? O sonho viraria frustração?

Só sei que deixar de sonhar é como deixar para trás a razão de viver, é não viver… Só não deixemos esse sentimento morrer, pois é por ele que sonhamos, que vivemos!

Sonhos!

Qual é o seu? É do bem? Fará bem a você e as pessoas que te rodeiam? Então corra atrás do seu. Invista em você, se dê esse direito, seja feliz! Esse é o meu sonho! Ver as pessoas mais felizes. Complicado? Sei lá, eu estou tentando fazer a minha parte. No meu ditado ainda vale sonhar sem pagar.
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: