Skip to content

RH: Empresas estão de olho nas mídias sociais

05/05/2010

Estima-se que 31,7 milhões de usuários ativos freqüentaram, em fevereiro, redes e mídias sociais no Brasil, segundo relatório do Ibope Nielsen Online – o número sofre variações e há desencontros na Internet. Não há um número exato. Segundo outro estudo, o da IBM, até 2012 o número de usuários no mundo ultrapassará 800 milhões. O Brasil é o segundo país do mundo em número de acessos a redes sociais.

Com números “nervosos” seria de se esperar a presença de muitos olhos espiando o Big Brother Online. A agitação virtual toma conta também gradativamente do mundo corporativo. Empresas menos engessadas, mais corajosas e dinâmicas ou as empreendedoras que gostam de desafio já estão com suas marcas presentes e atuando, mesmo que com certa discrição, no marketing digital. Agências de Marketing nascem no mundo digital e as tradicionais tratam de se adaptar, afinal, dá muito trabalho criar, planejar e monitorar o “mundo virtual social”.

Até o setor de recrutamento profissional está de olho no movimento das pessoas nas mais variadas comunidades. E por falar em comunidade, se você está em alguma do tipo: “Detesto meu trabalho ou meu chefe”, muito cuidado.  E isso vale também para as mensagens via Twitter e/ou posts e comentários em blogs. Olho com certa desconfiança para os extremos. Explico: Se meu trabalho exige roupa formal – um terno -, não quer dizer que no meu cotidiano eu me vista assim. De qualquer modo, é sempre bom usar de bom senso ao utilizar as redes e mídias sociais.

Enfim. Creio na força das mídias e redes sociais. Faço parte dela. Trabalho nelas. Assim como acho válida a “espiadinha” que empresas e contratantes andam dando nos mais variados perfis antes da contratação ou mesmo valendo uma demissão (vide case Locaweb – a meu ver um desligamento extremo). Mas há de se tomar cuidado, afinal, você contrataria, por exemplo, o Willian Bonner para apresentar o Jornal Nacional se fosse utilizar o Twitter dele como referencial? Eu não! Portanto, é bom que ambos, profissionais e contratantes, tenham bom senso no uso e na espiada online.

No comments yet

Deixe um comentário

