Cartilha básica para Marketing Empresarial
09/04/2010
Para uma divulgação eficaz a empresa tem de conhecer muito bem o perfil da clientela, os veículos de comunicação disponíveis em sua cidade ou bairro, além de observar as práticas da concorrência. A partir dessas informações, deve-se criar uma estratégia de médio e longo prazo, investindo nas ferramentas e ações mais adequadas. A comunicação inteligente e criativa permanece mais tempo ativa na mente dos consumidores, aumentando o retorno do investimento. Confira alguns dicas preparadas pelo SEBRAE:
- Faça o cálculo de quantas vendas são necessárias para pagar os anúncios, tanto na mídia de massa quanto na especializada.
- Avalie o número de contatos gerados por cada ferramenta de comunicação.
- Faça um orçamento de talhado do investimento a ser realizado em feiras e compare com o número de negócios necessário para que ele seja coberto.
- Compartilhar listas de clientes com outras empresas não concorrentes é uma forma rápida e barata de ampliar a base de contatos.
- Cuidado com listas e cadastros de potenciais clientes de origem duvidosa ou sem garantias de atualização.
- Evite improvisações, utilize sempre profissionais ou agências de propaganda para o desenvolvimento das peças de comunicação com o mercado.
- Aproveite todas as opor tunidades já disponíveis na empresa para divulgar: veículos, uniformes, placas, muros etc.
- Avalie a existência de parceiros para uma divulgação cooperada e sinérgica.
- Envolva os principais fornecedores e canais de distribuição nas campanhas de divulgação.
- Planeje o investimento, no mínimo, para os seis meses seguintes. Não invista por impulso ou empolgação.
- Não espere respostas rápidas; a maior parte do resultado da divulgação será colhido a médio e longo prazo.
- Caso os recursos sejam escassos, concentre o investimento e avalie periodicamente se fez a escolha certa.
- Não esqueça de realizar de modo eficaz a comunicação no próprio ponto-de-venda.
- Seja criativo, sempre pode existir uma forma inovadora, eficaz e barata de divulgar a empresa.
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