Skip to content

Frases, pensamentos e depoimentos sobre #Senna50

22/03/2010

Ayrton Senna, nosso Tricampeão Mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), completaria, neste domingo (21/março), 50 anos. Ayrton Senna disputou 161 GPs, com 41 vitórias, 65 poles, 80 pódios e 614 pontos (610 válidos).

Senna foi um profissional brilhante e ético dentro das pistas. Fora delas foi um homem de caráter e sabedor do que representa ser um ícone. Apesar de não ter pedido para ser exemplo – frase comum utilizada por jogadores de futebol e celebridades atuais -, não deixava de dá-lo.

O campeão era destinado ao trabalho. Como se quisesse pregar: nada vem fácil, amigo. E o “destino” quis que Senna morresse no dia 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, quando sua Williams saiu da curva Tamburello, espatifou-se contra o muro de proteção e projetou, através da viseira do capacete amarelo, um braço de suspensão que perfurou a cabeça do piloto.

Senna incentivava os sonhos e se permitia realizá-los. “Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si. Eu penso muito sobre tudo, não posso evitar, vou de uma ideia para outra. E todos esses planos viram um sonho, que vejo crescer, progredir, vejo pessoas felizes através deles. Principalmente crianças”, dizia.

Seu maior legado, O Instituto Ayrton Senna, é tocado por uma mulher guerreira, a sua irmã, Viviane Senna. O Instituto vai realizar, no decorrer deste ano, diversas ações e lançar produtos em homenagem aos 50 anos que completaria o piloto.

– Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros.

– O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras – acho que estou entre elas – aprendem a conviver com ele e o encara não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação.

– O dia que a morte chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar.

– Acidentes são inesperados e indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugares não satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso que dizer: ou você corre ou não.

– Eu sou feliz. Serei plenamente feliz, talvez, se chegar com sabedoria aos 60 anos. De qualquer forma, ainda tenho muita vida pela frente.

– Mulheres – com elas uma encrenca, mas sem elas não se pode viver.

– Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está loco para ter; quem tem está cheio de problemas por causa dele.

– Vencer é o que importa. O resto é a consequência.

– Meu maior erro? Acho que ainda está para acontecer.

– O medo me fascina.

– Uma maneira de preservar sua própria imagem é não deixar que o mundo invada sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo meus valores.

– Para ser honesto, não me sinto o maior ídolo brasileiro. Não me sinto uma pessoa tão importante assim para merecer uma festa durante uma noite toda no Brasil.

– Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis.

– Nunca precisei mostrar que em determinado GP eu estava com uma loira de olhos azuis ou em outro GP com uma morenaça. Quando aconteceu, foi uma coisa natural e nunca para mostrar aos outros que eu sou garanhão e tenho dezenas de mulheres. Se eu tive uma dezena de mulheres, foi para mim mesmo.

Confira depoimentos de famosos e pilotos sobre Ayrton Senna.

No comments yet

Deixe um comentário

