Skip to content

Trave e Argueiro na Internet

02/03/2010

“Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no seu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.” Mt 7:3-5

Ateus e céticos podem, pelo menos por agora, ficarem calmos. Apesar desta introdução com um clássico versículo bíblico, este post não tende a ser uma evangelização, pelo menos não no sentido religioso da palavra. Mas geralmente quando refletimos sobre as questões da humanidade, de uma comunidade ou de uma pessoa, procuramos quem são os causadores de tais problemas. É muito comum não estarmos incluídos em qualquer um desses grupos.

Tenho lido muito sobre regras e não regras da blogosfera e das mídias sociais. E cada um defende sua posição com uma verborragia de causar inveja a qualquer personagem de “O Advogado do Diabo”. O discurso é tão efusivo e convincente que os menos avisados mais maleáveis tendem a ora estar de um lado ora estar de outro. Quer saber… um grande Viva a multiplicidade de ideias… relevantes ou não.  Apesar de que… Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Há uma discussão enorme sobre “pirataria digital”. O CtrlC + CtrlV é o verdadeiro Judas da blogosfera. Ou seria o argueiro? Criticas fervem pra cima de quem copia e cola, ou quem pega uma ideia postada e a reescreve, ou ainda que insira na reescrita pensamentos seus pra dar uma incrementada. Mas e postar fotos sem crédito (fica pior se ele tenha sido tirado no Photoshop), vídeos do youtube, posts baseados em matérias de qualquer revista ou jornal (municipal, regional, nacional ou internacional) ou em ideias centrais de programas e noticiários da TV (aberta, fechada) ou naquele post bacanudo que o blogueiro do Paquistão fez… Tudo isso não tem uma pitadinha de “pirataria”? Ah! E sobre o uso de foto ou vídeo… se você deixou o crédito, mas sem autorização do autor, também não é legal. No mais, porque você não fez uma foto ou vídeo original para ilustrar todas as suas ideias originais?  Paulo Francis deve estar se remexendo nesse momento.

Antes que eu me alongue em um texto cabeça é melhor eu dizer pra que ele realmente veio. É o seguinte: Tem muita gente na Internet (como na vida) se passando por ovelha, mas é lobo. Tem muita gente com o olho refrescado com pimenta na córnea alheia. Tem muita gente vendo argueiro sem reparar a própria trave.

Meu pedido a Deus? Que eu deixe de ser hipócrita.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: