Skip to content

O Direito e a Internet e Mobilizações Sociais #cparty

28/01/2010

Dois debates de suma importância ocorreram no espaço Blog da Campus Party Brasil 2010 nesta quinta-feira (28/01): os temas “O Direito e a Internet” e “Revolução de sofá ou evolução das mobilizações sociais?” (imagem acima)  são atuais, necessários e os vídeos destes deveriam ser replicados por toda a Internet.

O primeiro tema, com participação do amigo jornalista, @Alessandro_M, deve(ria) nortear o futuro da Internet. Esta tem barreiras sim. Muito se fala na Web, no entanto, sem comprovação, sem o cuidado de apuração mínima. Fala-se a esmo. E os processos judiciais, claro, começaram a surgir. As empresas e as pessoas públicas (ou não) devem estar prontas para o problema que a Web 2.0 pode acarretar, mas os denunciantes também devem prezar pelo que postam. E que tal ação não seja pelos cotovelos.

Já o segundo debate foi sobre uma discussão que tenho comprado no meu Twitter há tempos – confesso que me sentia sozinho -, de como podemos usufruir das mídias sociais de maneira mais efetiva e dar sentido ao termo compartilhar, interagir, agregar e fazer. Neste sentido, enviei mensagem via Twitter para a mesa apontando como case o #projetoenchentes, que é um dos exemplos a serem seguidos e que surgiu no próprio Twitter. Tenho convidado à reflexão também para a questão do que se é retuítado na rede e a relevância de tal mensagem.

Durante a discussão os palestrantes abordaram a questão das blogagens coletivas, a mobilização de usuários no Twitter em nome de causas como o #ForaSarney, o uso da rede para politizar novos cidadãos, a validade (ou não) de engajar internautas que nem sempre estão dispostos a sair às ruas para participar dessas atividades.  Participaram: Rafael Ziggy ; Marcelo Vitorino, Felipe Fonseca, Rafa Losso. Moderou: Jorge Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: