Skip to content

Capitalismo em debate

20/01/2010

A crise internacional continua. O Brasil sentiu sim o reflexo. Entre várias questões e reflexões está a de guardar o dinheiro ou gastar e fazer a roda girar? O debate sobre o regime capitalista, sempre em alta nas rodas, principalmente, as acadêmicas, ficou em evidência em 2009. Veja o que alguns especialistas pensam. Depois, caso queira, deixe sua opinião nos comentários, ou apenas indique em qual dos três pesamentos você se encaixa.

É o sistema econômico mais compatível com a liberdade do ser humano. Não conheço sociedade que apresente liberdade política e que não tenha um mercado livre. Com o capitalismo, o consumidor é protegido pela presença de outros vendedores com quem pode negociar. O vendedor é protegido por outros consumidores a quem pode vender, e o empregado é protegido devido aos outros empregadores para quem pode trabalhar.” Milton Friedman – Prêmio Nobel de Economia (1986)

Não. O capitalismo é uma religião fanática intolerante e dognática com 3 divindades: a Moeda, o Mercado e o Capital. É um culto que tem suas igrejas (as bolsas de valores), seus Santos Ofícios (FMI, OMC etc.) e exige terríveis sacrifícios humanos ao transformar tudo em mercadoria.” Michael Lowy – Cientista Social Brasileiro, Marxista.

O Capitalismo é amoral. A lógica do mercado é a lei da oferta e da procura, que não está relacionada com juízos de valor. Devemos aceitar o capitalismo? Sim, pois não temos nada melhor para pôr em seu lugar. Mas esse não é um motivo para nos colocarmos de joelhos diante dele.” André Comte-Sponville – Filósofo Francês.

Fonte: Revista Super Interessante

Anúncios
26 Comentários leave one →
  1. betania gois permalink
    26/09/2014 8:14

    eu defendo o socialismo,porque o capitalismo é muito ”sem noção”,pois só pensa em dinheiro e mais nada e aí como vai ficar nosso mundo? vai continuar com drogas? dinheiro nas mãos de poucos?sou completamente a favor do socialismo.
    obrigada.

  2. 18/06/2012 15:13

    Passamos por uma crise mundial que é 4x pior que a de 1929. E pra sair desta crise de 29, o governo dos EUA investiram em obras públicas que geraram empregos e aumentaram a qualidade de vida da população.

    Então, a receita hj pode ser parecida para o Brasil, fazer hospitais, escolas e boas estradas angariando mais mão de obra, e dando emprego pra mais gente, em vés de só investir em Bolsa Família, recurso a fundo perdido.

    Mas infelizmente nossos governos não tem essa meta, pois são manipulados por grandes empresas que patrocinam a eleição dos nossos representantes, os quais precisam retribuir o favor, e lançar editais superfaturados.

  3. Márcio permalink
    28/11/2011 10:58

    Ótimo, artigo

  4. andre permalink
    27/09/2011 21:23

    jornalistamasini odeio aqueles socialistas que ficam dando lição de moral e andam com um tenis nike no pé o que você acha ?

  5. antonio carlos - professor de geografia permalink
    05/07/2011 23:28

    Na verdade eu concordo plenamente com o sistema capitalista, pois o o sentimento de disputa e ir em busca de uma vida cada vez melhor é inerente a qualquer ser humano. o que precisa entender que o ser humano pode almejar tantas coisas, mas se não tiver uma base na palavra de DEUS, dificilmente ele vai entender que o outro precisa vestir, comer, ser feliz. E que não precisa sair por aí pisando nas pessoas. Mas concordo que cada um tenha o mérito naquilo que conquistou com esforços. Se vc quer ser médico e luta por isso mérito seu, se quer ser professor que seja, se quer se vigia que seja. Mas o principio e direitos básicos tem que ser respeitado a todos como moradia, trabalho etc.
    Crê no Senhor e ir em busca dos seus sonhos!

    • 06/07/2011 12:37

      Grato por sua colaboração na discussão, professor.

      E esses direitos básicos passa pelo Estado, que deveria garanti-los.

      [ ]’s

  6. Sara permalink
    13/06/2011 16:38

    estudo no Colégio de Aplicação da UFPE, e terá um júri simulaado, onde o réu é comunismo! Estou como advogada dele, vai ser muito interessante. Apesar de saber que o capitalismo foi o que deu mais certo em todo o mundo!

  7. LUDMILLA permalink
    14/03/2011 15:45

    Na faculdade iremos fazer um debate com o seguinte tema: “A Liberdade no sistema Capitalista – Uma verdade ou mito?” Gostaria de alguns argumentos.

    • 16/03/2011 10:26

      Olá, Ludmilla.

      Se depois puder enviar uma resenha do debate eu publicaria aqui no blog com os devidos créditos.

      [ ]’s

  8. Alyce permalink
    15/02/2011 19:11

    Olá Na Minha Escola Terá tipo um tribunal de um lado a turma defenderá o Capitalismo, e de outro o Socialismo. Eu estou do la do Socialismo( por sorteio) oq poderei dizer para defende-ló??? Será que podem me ajudar ?

  9. Vitória Beatriz permalink
    22/09/2010 19:51

    Vou também fazer um debate em sala de aula, mas eu defendo o socialismo. O capitalismo vem ofendendo todos os grupos e levando para o lado pessoal o debate. Eles dizem que têm uma carta na manga contra a gente, na qual não consegui descobrir qual é. Como ter uma carta na manga tb, ou um conceito para virar o jogo quando essa carta na manga for lançada?

  10. twitter : gischef permalink
    19/05/2010 19:28

    Olá 😀
    Na minha escola nós vamos fazer um debate. CAPITALISMO X SOCIALISMO
    Eu fiquei no grupo dos capitalistas.

    Por mim, toda pessoa que apoia o comunismo, sempre alega que é o sistema mais JUSTO E IGUAL PARA TODOS.
    Agora eu pergunto se vocês já escutaram aquela fras? “IGUALDADE PARA OS IGUAIS E DESIGUALDADE PARA OS DESIGUAIS”.
    Por que uma pessoa esforçada que sempre estudou, superou todo mundo, foi o melhor. Tem que ter os mesmos méritos que a pessoa que não tava nem ai pra nada? Ia ser muito injusto que o cara 2, que acabou tendo que esfregar a barriga no balcão, recebesse a mesma coisa que o cara 1, que acabou conseguindo um emprego no topo?
    E outro motivo para adotar o socialismo é que a uma competição natural. Os socialistas podem não achar isso legal, mas o que ia ser do homem sem competir, querer ser melhor, superar a si mesmo e aos outros? Bem, o que já acontece… a qualidade dos produtos é ruim, uma fala de profissionais (por que uma pessoa ia querer ser médica e ganhar uma merreca? ela não vai ganhar mais que ninguém mesmo… vai ser qualquer coisa, um trabalho fácil, que não precise se matar de trabalhar.
    Beem … isso é um dos motivos para continuar adotando o capitalismo.

    • 21/05/2010 13:38

      Giovanna…

      Não haverá regime ou sociedade justa nesta vida. A vaidade e o poder corrompe qualquer regime/pessoa. Mas isso não implica em desistir dos sonhos, dos ideais. Temos que seguir em frente, não fazendo justiça com as próprias mãos, mas com a consciencia, o dever e os direitos do bom cidadão.

      [ ]’s

    • 25/05/2010 8:40

      na minha escola tambem vamos fazer um debate capitalismo X socialismo.E tenho que defender o capitalismo,e acho correto que a nossa sociedade seja capitalista sim,pos nosso governo não possui estruturas sufissientes para implantar uma nova forma de governo.
      Nos fomos uma sociedade capitalista por muito tempo e não nos adaptariamos ao socialismo.

      • 25/05/2010 9:25

        Aline..

        Se puder, me manda uma resenha da discussão. Pretendo publicar algo aqui.

        [ ]’s

  11. twitter : gischef permalink
    19/05/2010 19:13

    Olá 😀
    Na minha escola nós vamos fazer um debate. CAPITALISMO X SOCIALISMO

  12. EDILEUZA permalink
    15/05/2010 11:48

    AINDA VEVEMOS E SENTIMOS O SISTEMA CAPITALISTA NA PELE ,PRINCIPALMENTE NOS ÓRGAOS PUBLICOS,PORQUE MUITOS FUNCIONÁRIOS PENSAM QUE O PODER ESTÁ EM SUAS MAOS E FAZEM O QUE QUEREM ,SABENDO ELES QUE O SALÁRIO QUE ELES RECEBEM SAO PAGOS PELA SOCIEDADE ,INCLUSIVE NAS PERIFERIAS DO NOSSO PAÍS,ONDE HÁ MUITAS PESSOAS ANALFABETAS E DESENFORMADAS. O ESTADO DE RONDONIA É UM DELES.

  13. Nayara permalink
    18/03/2010 20:31

    Ao contrario do que muitos acham, desde os tempos da escravidão, o escravo recebia em troca de seu trabalho.Recebiam comida, moradia e mesmo que precária, era uma forma de pagamento.Nos tempos atuais, mesmo com o sistema assalariado, a forma de trabalho e muito similar com o qual estamos acostumados a criticar e descordar desde as primeiras aulas de historia.
    Se pararmos para refletir no que acontece hoje em dia, com cada cidadão, notaremos que nos tornamos escravos do nosso próprio vicio de consumo, alimentando e beneficiando apenas o capitalismo e quem o controla.

    As condições de produção do sistema capitalista obrigam o trabalhador a vender mais tempos de trabalho do que o necessário para às suas necessidades de subsistência. Por sua vez, os trabalhadores são obrigados a aceitar as condições impostas pelos empregadores porque não dispõem de fontes alternativas de renda. O valor criado pelo tempo de trabalho excedente é apropriado pelos capitalistas.

    Acreditamos ilusoriamente que fazemos parte de uma sociedade justa, que quanto mais você se esforça, estuda e trabalha, mais você será beneficiado, quando o que realmente acontece, e que estamos sendo sugados e escravizados pelo sistema.Nascemos para alimenta-lo e morremos sem questiona-lo.

    • 22/03/2010 9:01

      Nayara,

      Sua reflexão é oportuna.

      Mas como mudar isso? Que regime adotar? Como a política pode ajudar? Que postura o povo deve adotar? Como a educação pode interferir?

      [ ]’s

  14. 23/01/2010 8:29

    O QUE ADIANTA O CAPITALISMO,SE A SEGURANÇA MAIOR E O MUNDO EM QUE VIVEMOS,POIS SE TUDO LEVA A SER NADA NA QUELE MOMENTO EM QUE VEMOS QUE A SEGURANÇA NÃO DEPENDE DO HOMEM, NA QUELE ESPAÇO QUE ESTA SENDO DESTRUIDO,E SIM NA LUTA E NA BUSCA DE SE SALVAR E SALVAR O QUE ESTA MAIS PROXIMO DE TI.E ME PERGUNTO O QUE FAZER COM O CAPITALISMO NESTE MOMENTO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: