Skip to content

300 discos importantes da MPB

11/01/2010

É possível resumir o melhor da Música Popular Brasileira em 300 discos? A primeira resposta seria não, já que temos uma das melhores músicas do planeta. Mas acabei de conhecer o livro “300 Discos Importantes da Música Brasileira” (Imagem acima).  Lançado em outubro de 2008, o livro é resultado de uma necessidade de resgatar e preservar a memória da música brasileira.

A excelente ideia partiu do roqueiro Charles Gavin (Titãs). O projeto reúne capas e resenhas de discos lançados entre 1929 e 2007 e traz encartados dois discos históricos em CD: “O Último Malandro (1959), de Moreira da Silva e “Baterista: Wilson das Neves” (1968), de Elza Soares. Os jornalistas Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve foram os responsáveis pelos textos.

O trabalho de pesquisa foi árduo e a publicação é de primeira linha, portanto o preço, R$ 207,00 na Livraria Cultura, é meio salgado, mas ainda assim tem uma justificativa nobre: parte da renda obtida com a venda é revertida para o Instituto Sou da Paz.

Alguém criou o blog “300 Discos Importantes da Música Brasileira” para reproduzir em linques os 300 discos selecionados no livro e ainda garimpar outras preciosidades da MPB.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: