Skip to content

Dicas para você ajudar a Educação

10/12/2009

Trabalhei durante 12 anos no segmento educação, portanto, alguns posts sobre o assunto vão surgir. Reclamamos, nem tanto sem razão, sobre os rumos que os governos Federal, Estadual e Municipal dão para a Educação, principalmente quando o assunto é verba, mas melhorar a Educação brasileira é também tarefa de todos nós. “Você tem que ser a mudança que você quer para o mundo”, disse o líder Indiano Mahatma Gandhi. Confira algumas dicas de como fazer algo para garantir um ensino de melhor qualidade.

1 – Entenda a situação da Educação
O primeiro passo para melhorar a Educação é entender como está a situação atual. Neste site, você encontrará as principais informações sobre a Educação em cada um dos estados, municípios e escolas do Brasil.

2 – Dê o exemplo
A Educação começa assim que a criança nasce. Os exemplos que ela recebe em casa, na rua, na comunidade ajudam a criar o interesse pelo saber e fazem com que ela valorize o aprendizado. Como estudar é importante, comece você mesmo: estude. Seja curioso, pergunte, questione, procure entender, informe-se. Este é o melhor exemplo que você pode dar para o seu filho.

3 – Mantenha canais de diálogo com seu filho
Ao conversar com seu filho, você poderá compreender melhor suas experiências escolares, verificar o que vem sendo aprendido, conhecer melhor o funcionamento e a qualidade do ensino oferecido pela escola.  Não restrinja o diálogo a problemas com as notas, estimule-o sempre a querer aprender mais, procure saber como está seu convívio social e, principalmente, mostre interesse pelo que ele está aprendendo.

4 – Incentive o hábito da leitura
O gosto pelos livros e pela leitura pode ser estimulado pelos pais desde o nascimento dos filhos. Leia e conte historinhas para as crianças. Leve-as a uma biblioteca pública ou presenteie-as com livros ou revistas de que elas gostem e que sejam adequados para sua faixa etária. Deixe que as crianças brinquem e manipulem os livros. Leia para elas e com elas, ou peça para que elas desenhem, leiam e interpretem para você alguma notícia ou texto interessante.

5 – Exija uma Educação pública de qualidade
A busca por uma Educação de qualidade não é só um direito, mas também um dever de todos nós. Vivemos em um País democrático, e o peso da opinião e da vontade públicas já não pode ser ignorado pelos tomadores de decisões. É pelo nosso voto que os políticos chegam ao poder e, por isso, somos também responsáveis pelas políticas públicas voltadas para a Educação. A Educação é um dos temas principais das políticas públicas e não pode ser instrumento de interesses partidários e eleitoreiros. Todos os cidadãos devem divulgar as boas propostas e, depois, acompanhar e cobrar o cumprimento das promessas feitas pelos políticos.

No site Todos Pela Educação você encontrará  18 dicas para você ajudar na Educação do seu país e não ficar como muitos políticos, apenas no blá, blá, blá.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: