Aprendizado sobre SEO no Seminário sobre Marketing de Busca (Google)
Meu lema de vida está baseado em compartilhar conhecimento, em multiplicar ideias e resultados e em adicionar ética e valores nos relacionamentos profissionais e pessoais que mantenho. A maturidade é, sem dúvida, a responsável por ampliar essas virtudes.
Nesse sentido, gostaria de dividir algumas coisas (sem complicações) – divididas em dois posts – que aprendi com os profissionais que estão comigo na foto e também com Anderson Lopes, Rafael Damasceno, e Cleo Morgause durante o Seminário Estratégico sobre Marketing de Busca, evento organizado pela Esinet e realizado em Belo Horizonte:
– Quando seu site conseguiu “fisgar” o cliente levando-o para a página com o botão “compre agora”, não coloque outros produtos na visão de alcance do usuário, pois isso pode tirar o foco e fazer com que o cliente visite outro linque e perca o “tesão” da compra.
– Para adquirir melhor resultado é importante se atentar, entre outras coisas, às frases e às cores dos botões de conversão do site. São os famosos testes A/B. A palavra no botão: “Compre” pode sugerir ao usuário voltar ao site posteriormente (o que ele pode vir ou não a fazer). Já o “Compre já” é mais direto e sugere uma ação imediata. No caso das cores, o amarelo é impreciso e pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Enquanto o vermelho pode lembrar “pare”, “cheque e cartão no especial”, ou seja, não são indicadas para a cor de um botão “Compre já”. No entanto, não se esqueça: o significado das cores é relativo.
– Apesar dos robôs dos buscadores lerem algumas informações dentro dos arquivos em flash, sua indexação ainda é precária. Portanto evite o uso de flash. As pessoas gostam de movimento. Acham o flash bonitinho. Mas se o seu flash pode ser substituído por html e jquery, opte pela mudança. O flash foi feito p/ apresentações multimídia, e não para a criação de site de conteúdo. Utilize flash para banner, se for o caso.
– Evite usar imagens que contenham “gringos” em sites de negócios. Assim como a identificação não é uma garantia de mais vendas, a foto de uma família americana, por exemplo, não está diretamente relacionada com perda de vendas. Mas o melhor criar uma aproximação com o seu usuário.
– Imagens maiores demoram a abrir, mas favorecem a indexação. Utilizar a otimização de imagens ajuda nos resultados orgânicos, pois podem gerar tráfegos para o site.
– usar ou não www na url do site? Verifique os backlinks. O que estiver sendo mais usado, é o que você deve escolher.
parabéns pelo novo blog!!!! virei sempre aqui! bjk Lêda
Lêda,
Sou grato pelo carinho de sempre.
Abraçossss
Eventos são sempre uma oportunidade de agregar conhecimento. Obrigada por compartilhar essas informações conosco!
Ola Flávia,
Agradeço sua visita e comentário. Aguarde a segunda parte das dicas.
abraços.