Skip to content

Aprendizado sobre SEO no Seminário sobre Marketing de Busca (Google)

02/12/2009

Fábio Ricotta (Mestre Seo), Tiago Luz (DM9) Marcos Masini (Jornalista – produção de conteúdo (online/offline) e Everson Costa (Esinet)

Meu lema de vida está baseado em compartilhar conhecimento, em multiplicar ideias e resultados e em adicionar ética e valores nos relacionamentos profissionais e pessoais que mantenho. A maturidade é, sem dúvida, a responsável por ampliar essas virtudes.

Nesse sentido, gostaria de dividir algumas coisas (sem complicações)  – divididas em dois posts – que aprendi com os profissionais que estão comigo na foto e também com Anderson Lopes, Rafael Damasceno, e Cleo Morgause durante o Seminário Estratégico sobre Marketing de Busca, evento organizado pela Esinet e realizado em Belo Horizonte:

– Quando seu site conseguiu “fisgar” o cliente levando-o para a página com o botão “compre agora”, não coloque outros produtos na visão de alcance do usuário, pois isso pode tirar o foco e fazer com que o cliente visite outro linque e perca o “tesão” da compra.

– Para adquirir melhor resultado é importante se atentar, entre outras coisas, às frases e às cores dos botões de conversão do site. São os famosos testes A/B. A palavra no botão: “Compre” pode sugerir ao usuário voltar ao site posteriormente (o que ele pode vir ou não a fazer). Já o “Compre já” é mais direto e sugere uma ação imediata. No caso das cores, o amarelo é impreciso e pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Enquanto o vermelho pode lembrar “pare”, “cheque e cartão no especial”, ou seja, não são indicadas para a cor de um botão “Compre já”. No entanto, não se esqueça: o significado das cores é relativo.

– Apesar dos robôs dos buscadores lerem algumas informações dentro dos arquivos em flash, sua indexação ainda é precária. Portanto evite o uso de flash. As pessoas gostam de movimento. Acham o flash bonitinho. Mas se o seu flash pode ser substituído por html e jquery, opte pela mudança. O flash foi feito p/ apresentações multimídia, e não para a criação de site de conteúdo. Utilize flash para banner, se for o caso.

– Evite usar imagens que contenham “gringos” em sites de negócios. Assim como a identificação não é uma garantia de mais vendas, a foto de uma família americana, por exemplo, não está diretamente relacionada com perda de vendas. Mas o melhor criar uma aproximação com o seu usuário.

– Imagens maiores demoram a abrir, mas favorecem a indexação. Utilizar a otimização de imagens ajuda nos resultados orgânicos, pois podem gerar tráfegos para o site.

– usar ou não www na url do site? Verifique os backlinks. O que estiver sendo mais usado, é o que você deve escolher.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Leda Rezende permalink
    06/12/2009 21:17

    parabéns pelo novo blog!!!! virei sempre aqui! bjk Lêda

  2. Flávia Crizanto permalink
    03/12/2009 10:43

    Eventos são sempre uma oportunidade de agregar conhecimento. Obrigada por compartilhar essas informações conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: