Atualização profissional em Marketing de Busca (SEO)
Durante todo o sábado (28/11) estive envolvido nas palestras do Seminário Estratégico de Marketing de Busca. O evento foi promovido pela Esinet e realizado no Pampulha Flat, em Belo Horizonte. Em relação ao conteúdo minucioso (e sem jabá) este certamente foi o melhor encontro no segmento que participei. Fábio Ricotta, Co-Fundador da Mestre SEO e considerado ícone na área de Search Engine Optimization (SEO), foi um dos palestrantes.
Em tempos de Marketing Digital e Mídia Social a palavra SEO é amplamente utilizada. Mas o que é SEO? Em um dos slides apresentados por Everson Costa, organizador do evento ao lado de Flávio Reis e sócio e diretor de SEO da Agência Esinet, surge a definição (cunhada no IAB Brasil): SEO é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar o posicionamento de um site nos resultados naturais (orgânicos) dos sites de busca (Google, Bing, entre outros).
Sou jornalista e assessor de imprensa, portanto, quando o assunto tem por referência sites, blogs e mídias sociais, minha área de domínio é na produção de conteúdo. Então, o que eu fazia em um seminário com este tema?
A resposta é simples: é de suma importância estar na pele do lobo, ou seja, entender a necessidade, as dificuldades e, principalmente, as possibilidades que as demais áreas podem agregar ao complexo contexto em Mídias Sociais, em Marketing de Busca, em linques patrocinados e em Comunicação eficaz é essencial para o profissional moderno. Não dá pra ficar revestido só com pele de ovelha.
Em um breve post disponibilizarei algumas temáticas abordadas durante o evento por outros ótimos profissionais de SEO, entre eles: Anderson Lopes, Rafael Damasceno, Tiago Luz e Cleo Morgause.