Skip to content

A educação na era da tecnologia

20/11/2009

Este é mais um post (de outros que surgirão) sobre o vasto conteúdo qualitativo do livro “Intercon 2009 – Os novos rumos do mercado interativo”. Conforme prometido aqui, ofereço mais uma breve reflexão, desta feita do capítulo (título deste artigo) escrito por Ricardo Almeida (Clube de Autores), baseado em entrevistas com Drica Guzzi e Hermani Dimantas.

O texto nos faz pensar sobre a escola e a metodologia utilizada no ensino educacional, baseada no poder e na centralização por parte de quem controlava e detinha o conhecimento, ou seja, de uma sociedade que colocava em lados opostos alunos e professores.

Mas este modelo será sustentado em um mundo cujos alunos (ou qualquer pessoa) começam e devem receber ou buscar outras fontes de conhecimento? A Web está aí e possibilita as pessoas chegarem à sala de aula com questionamentos sobre o que está sendo ensinado. Será que a história que nos foi contada sobre a Independência do Brasil se mantém, por exemplo, hoje?

O texto segue com a colocação de que num processo de mudança “há aqueles que erguem com fé e entusiasmo o estandarte de uma revolução – como também aqueles que se posicionam contrários a qualquer tipo de alteração em “fórmulas que funcionam””.

E você, de que lado está? Qual fórmula adotar em tempos de tecnologia avançada? O mundo mudou e a Internet esta aí. Ricardo, Drica, Hermani e eu (claro) cremos que é necessário “desenvolver uma estrutura que permita um convívio harmonioso de tecnologia e educação. A ideia é a de que a união destes “dois mundos” forme pessoas mais preparadas.

Em um vindouro post sobre as principais reflexões do livro “Intercon 2009 – Os novos rumos do mercado interativo”, estará as boas filosofias de Pedro Ivo Rogedo Costa Dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: